As materialidades no cinema e as possibilidades de construção do sentido: um estudo a partir de São Bernardo, de Leon Hirszman

Autores

  • Pedro Vaz Perez Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Materialidades, Cinema, Imagem, Leon Hirszman, Gumbrecht

Resumo

Este trabalho objetiva investigar em que medida as materialidades contribuem na construção de sentido nos filmes, e quais as possibilidades de se considerar os processos de distensão entre significante e significado nos estudos de cinema, partindo de uma problematização de Gumbrecht sobre os estudos de linguagem na contemporaneidade, e tomando como objeto privilegiado o filme São Bernardo, de Leon Hirszman. Buscamos construir a passagem do pensamento deste autor ao campo cinematográfico trazendo aportes da crítica francesa, e também das incursões semiológicas de Christian Metz, que, como Gumbrecht, vale-se das proposições de Hjelmslev acerca da oposição entre conteúdo e expressão.

Biografia do Autor

Pedro Vaz Perez, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal Fluminense

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal Fluminense (UFF), com bolsa Capes. Professor dos cursos de Comunicação Social da PUC Minas. integrante do Grupo de Pesquisa "Mídia e narrativa". pedrovazperez@gmail.com.

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Publicado

19/07/18