As estratégias do Circuito Cultural Liberdade e as táticas dos públicos: acontecimentos, atravessamentos e resistência.

Autores

  • Leticia Alves Lins Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Francine Altheman Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Espaço Cultural Liberdade, Espaço Público, Corporações, Públicos, Acontecimentos

Resumo

O artigo discute a relação entre as empresas patrocinadoras do Circuito Liberdade, importante centro cultural na cidade de Belo Horizonte, e as práticas sociais implementadas pelos públicos na região. Analisa-se o local como um espaço público marcado por atravessamentos e resistências. Utiliza-se da contribuição conceitual de Ranciére (2015) para mostrar a convivência de um comum partilhado e de vários pequenos comuns exclusivos e por vezes excludentes. E do conceito de públicos de Dewey (2004) e de Quéré (2003) para discutir os públicos que se dão a ver no local a partir das experiências e dos acontecimentos vividos. Pretende-se mostrar que para além do processo contemporâneo de espetacularização das cidades, responsável por atender aos interesses de certos grupos de poder, os resultados da patrimonialização demostram uma relação de luta e de resistência por parte dos cidadãos.

Biografia do Autor

Leticia Alves Lins, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Comunicação Social, linha de pesquisa Processos Comunicativos e Práticas Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM / FAFICH / UFMG)
Mestre pelo mesmo programa
Especialista em Marketing pela Fundação João Pinheiro
Graduada em Publicidade pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Bolsista da CAPES

Francine Altheman, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Comunicação Social, linha de pesquisa Processos Comunicativos e Práticas Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM / FAFICH / UFMG)
Mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero
Especialista em Divulgação Científica pelo Núcleo José Reis da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP)
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo – pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Supervisora de estágio e professora do curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)
franaltheman@gmail.com

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Publicado

19/07/18