Rio de Janeiro, cidade-mercadoria: construções narrativas da cidade hiper-real em 1000 places to see before you die

Autores

Palavras-chave:

Cidade, Consumo, Televisão, Hiper-realidade

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as narrativas sobre o Rio de Janeiro no documentário seriado 1000 places to see before you die. Baseando-se em clichês que vendem a metrópole carioca como cidade hiper-real para consumo turístico, construindo-a como produto, a série, de origem estadunidense, foi exibida pela primeira vez na rede TLC em 2007 e é baseada em livro homônimo. Em um momento no qual o Rio de Janeiro era permeado por representações da violência na mídia, as quais contribuíam para a construção de uma atmosfera de medo, o documentário exclui a pobreza, a favela e até parte da geografia da cidade, restringindo seu consumo a sua área “rica”, a Zona Sul, trazendo uma ideia de “perfeição” que é corroborada por turistas (e pelo olhar) estrangeiros.

Biografia do Autor

Ana Teresa Gotardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UERJ. Relações Públicas na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

AMANCIO, Tunico. O Brasil dos gringos: imagens no cinema. Niterói: Intertexto, 2000.

APPADURAI, Arjun. Soberania sem territorialidade. In: Novos Estudos (CEBRAP), n.49, p.33-46, nov.1997.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Antropos, 1991.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 8ª ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2010.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-Modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1990.

FREIRE-MEDEIROS, Bianca; CASTRO, Celso. A cidade e seus souvenires: O Rio de Janeiro para o turista ter. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v.1, n.1, 2007.

FREITAS, Ricardo Ferreira; LINS, Flávio; SANTOS, Maria Helena Carmo dos. Brasil em 8 minutos: a (re)apresentação do país na cerimônia de encerramento da Olimpíada 2012. In: XXII COMPÓS, 2013, Salvador, BA. Anais da XXII COMPÓS. Disponível em: http://compos.org.br/data/ biblioteca_2035.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2014.

HALL, Stuart. Codificação / decodificação. In: SOVIK, Liv. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2013. p. 428-447.

HALL, Stuart. Notas sobre a desconstrução do “popular”. In: SOVIK, Liv. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2013a. p. 274-292.

MAFFESOLI, Michel. Notas sobre a pós-modernidade: O lugar faz o elo. Rio de Janeiro: Atlântica Editora, 2004.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

SILVA, Leonardo F. C.; MANHAS, Adriana C. B. S. A Percepção do Espaço Urbano dentro do Simulacro - um estudo de caso. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, v.35, n.126, p.147-159, jan-jun 2014.

SIMMEL, G., A natureza sociológica do conflito. In Moraes Filho, Evaristo (org.). Simmel. São

Paulo: Ática, 1983.

URRY, John; LARSEN, Jonas. The tourist gaze 3.0. 3rd ed. London, UK: Sage Publications, 2011.

Downloads

Publicado

19/07/18