Esquenta, depois esfria: a presença das classes populares na televisão brasileira a partir de uma análise de contratos comunicacionais

Autores

  • Luciane Leopoldo Belin Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Comunicação, Televisão, Cultura Popular

Resumo

No ar pela Rede Globo entre 2011 e 2016, o programa de auditório “Esquenta!” foi apresentado por Regina Casé, levando à televisão convidados com diferentes perfis, para abordar temáticas variadas e apresentações culturais de diversas regiões brasileiras. A partir de uma discussão teórica sobre cultura popular e televisão, este artigo tensiona conceitos dos Estudos Culturais Latino-Americanos em uma análise pautada teórico-metodologicamente nos Contratos Comunicacionais discutidos pelo autor Patrick Charaudeau. Dessa forma, o artigo identifica na atração televisiva em questão quais são os elementos que configuram suas Condições de Identidade, Dispositivo, Finalidade e Propósito, analisando como se constrói a negociação comunicativa entre o programa e seu público nas classes populares brasileiras.

Biografia do Autor

Luciane Leopoldo Belin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Jornalista e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR)

Downloads

Publicado

22/12/18