Esquenta, depois esfria: a presença das classes populares na televisão brasileira a partir de uma análise de contratos comunicacionais
Palabras clave:
Comunicação, Televisão, Cultura PopularResumen
No ar pela Rede Globo entre 2011 e 2016, o programa de auditório “Esquenta!” foi apresentado por Regina Casé, levando à televisão convidados com diferentes perfis, para abordar temáticas variadas e apresentações culturais de diversas regiões brasileiras. A partir de uma discussão teórica sobre cultura popular e televisão, este artigo tensiona conceitos dos Estudos Culturais Latino-Americanos em uma análise pautada teórico-metodologicamente nos Contratos Comunicacionais discutidos pelo autor Patrick Charaudeau. Dessa forma, o artigo identifica na atração televisiva em questão quais são os elementos que configuram suas Condições de Identidade, Dispositivo, Finalidade e Propósito, analisando como se constrói a negociação comunicativa entre o programa e seu público nas classes populares brasileiras.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.