Media Effects: o impacto do partidarismo na percepção da mídia sobre Lula e Bolsonaro

Autores

  • priscilla cabral dibai universidade federal da bahia

Palavras-chave:

percepção de mídia hostil, efeito de terceira pessoa, media bias, Lula, Jair Bolsonaro, comunicação política, teoria da comunicação

Resumo

A partir dos fenômenos da Mídia Hostil (HMP) e do Efeito de Terceira Pessoa (ETP), este artigo analisa como pessoas que se autodeclaram de direita, esquerda e centro percebem os efeitos da mídia em matérias jornalísticas sobre os atores políticos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), no Brasil. A pesquisa realizou um survey com 162 pessoas, antes das eleições de 2018. Os dados confirmam a tendência de os partidários (esquerdistas e direitistas) perceberem a mídia como hostil e apoiarem medidas de restrição aos meios de comunicação mais do que os não-partidários (centristas). O ETP foi encontrado nos três grupos de identificação política, porém com variações significativas entre eles. Ao relacionar HMP e ETP, a pesquisa identificou vínculos interessantes entre esses efeitos, embora nem sempre diretos e proporcionais.

Biografia do Autor

priscilla cabral dibai, universidade federal da bahia

Doutoranda no Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. Mestra em Ciências Sociais pela UFBA.

Referências

CHUNG, M., MUNNO, G., e MORITZ, B.Triggering participation: Exploring the effects of third-person and hostile media perceptions on online participation. Elsevier, 2015. DOI: 10.1016/j.chb.2015.06.037

DAVISON, W. P. The Third-Person Effect in Communication. Public Opinion Quartely, vol. 47, p. 1-15, 1983.

EVELAND, W. e SHAH, D. The Impact of Individual and Interpersonal Factors on Perceived News Media Bias. Political Psychology, vol 24, 2003. DOI: 10.1111/0162-895X.00318

FELDMAN, L. The Opinion Factor: The Effects of Opinionated News on Information Processing and Attitude Change. Political Communication, 28, vol. 2, p. 163-181, 2011. DOI: 10.1080/10584609.2011.565014

GOMES, W. Por que a mídia é tão parcial e adversária da minha posição? A hipótese da ‘hostile media perception'. Revista Compolítica, vol. 6, 2016. DOI: 10.21878/compolitica.2016.6.1.262

GOMES, W. e BARROS, S. Influência da mídia, distância moral e desacordos sociais: um teste do efeito de terceira pessoa. In FRANÇA, V., ALDÉ, A. e RAMOS, M. (edit). Teorias da Comunicação no Brasil: reflexões contemporâneas. Edufba: Salvador, p. 245-266, 2014.

GINER-SOROLLA, R e CHAIKEN, S. The Causes of Hostile Media Judgments. Journal of Experimental Social Psychology, vol. 30, p.165-180, 1994. DOI: 10.1006/jesp.1994.1008

GUNTHER, A. Biased press or biased public? Attitudes toward media coverage of social groups. Public Opinion Quarterly, Vol. 56, n. 2, p. 147–167, 1992. DOI: 10.1086/269308

__________. Attitude extremity and trust in media. Journalism Quarterly, vol. 65, n.2, p. 279-287, 1988. DOI: 10.1177/107769908806500203

PERLOFF, R. A Three-Decade Retrospective on the Hostile Media Effect. Mass Communication and Society, 2015. DOI: 10.1080/15205436.2015.1051234

______. Ego-Involvement and the Third Person Effect of Televised News Coverage. Sage Social Science Collection: vol. 16, p. 236-262, 1989. DOI: 10.1177/009365089016002004

PEISER, W. e PETER, J. Third‐person perception of television‐viewing behavior. Journal of Communication, vol. 50, n. 1, p. 25-45, 2000. DOI: 10.1111/j.1460-2466.2000.tb02832.x

SMITH, G. Politicians and the News Media: How Elite Attacks Influence Perceptions of Media Bias. International Journal of Press/Politics, vol. 15, p. 319-343, 2010. DOI: 10.1177/1940161210367430

TSFATI, Y. e COHEN, J. The Third - Person Effect, Trust in Media, and Hostile Media Perceptions. The International Encyclopedia of Media Studies: Media Effects/Media Psychology, First Edition, 2013.

VALLONE, R., ROSS, L. e LEPPER, M. The hostile media phenomenon: Biased perception and perceptions of media bias in coverage of the Beirut massacre. Journal of Personality and Social Psychology, vol. 49, p. 577-585, 1985.

WEI, R.; CHIA, S; LO, V. Third-person Effect and Hostile Media Perception Influences on Voter Attitudes toward Polls in the 2008 U.S. Presidential Election. International Journal of Public Opinion Research, vol. 23 n.2, 2011. DOI: 10.1093/ijpor/edq044

Downloads

Publicado

26/08/19