Instituto Política Por.De.Para Mulheres: entre a comunicação e a representatividade das mulheres na política

Autores

Palavras-chave:

Comunicação Política, Mulheres na Política, Representatividade Feminina, Coletivo Feminista.

Resumo

Este estudo analisa a comunicação do coletivo feminista Instituto Política Por.De.Para Mulheres (Curitiba), que incentiva a inserção feminina na política. Em Curitiba, apenas oito mulheres foram eleitas em 2016 para a Câmara Municipal, o que representa 21% do total de vagas. Na Assembleia Legislativa do Paraná a situação é similar: a casa conta atualmente com quatro deputadas eleitas – cerca de 7% das 54 cadeiras. Essa baixa representatividade da mulher e as estratégias de comunicação são exploradas por meio de um referencial teórico que explica a política como um campo predominantemente masculino e evidencia os esforços para mudar esse cenário. Como procedimento metodológico, adotou-se a revisão bibliográfica, entrevista em profundidade com a idealizadora do coletivo e análise de conteúdo segundo Bardin (2011) das publicações realizadas pelo grupo nas redes sociais Facebook e Instagram em um período de 30 dias, que antecederam o “III Encontro de Pesquisas Por.De.Sobre Mulheres”, realizado em junho de 2019 pelo Instituto. Para tensionar as informações obtidas na análise dos conteúdos postados, foi feita uma entrevista estruturada, via e-mail, com a diretora de comunicação do Instituto. Foi observado que o coletivo tem uma comunicação descentralizada e horizontal, que consegue alcançar engajamentos positivos com o público-alvo.

Biografia do Autor

Claudia Irene de Quadros, Universidade Federal do Paraná

Professora permanente do PPGCOM-UFPR. É coordenadora do GT Estudos de Jornalismo da Compós (2018-2020). Jornalista e relações públicas pela UFPR, com doutorado em Comunicação pela Universidade de La Laguna e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Pompeu Fabra. Faz parte do corpo docente do curso de Relações Públicas da UFPR. Integra o conselho científico de periódicos da área da Comunicação. É uma das líderes do grupo de pesquisa COMXXI. Já participou de vários projetos de pesquisa conjuntos com apoio da Comunidade Européia e da Capes. Já foi vice-presidente, diretora científica, editora da BJR e coordenadora do Prêmio Adelmo Genro Filho da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor. A publicação da pesquisadora reflete sobre as reconfigurações da mídia em contexto de convergência, processos interacionais no ciberjornalismo e nos dispositivos conectivos das organizações.

Luciana Panke, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado em Comunicação Política, UAM-México e Doutorado em Ciências da Comunicação, ECA/USP. Professora associada na graduação em Publicidade e Propaganda do Departamento de Comunicação e da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Curitiba – PR, Brasil. Líder do grupo de pesquisa Comunicação Eleitoral e vice-presidente da ALICE - Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales.

Karina Lançoni Bernardi, Universidade Federal do Paraná

Jornalista, aluna do Mestrado em Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM-UFPR) e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL-UFPR)

Silvia Maria da Silva Cunha, Universidade Federal do Paraná

Jornalista, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da UFPR. Integrante do grupo de pesquisa Comunicação Eleitoral.

Referências

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Publicado

12/12/19