Sobre o Jornal Nacional, um recorte discursivo

Autores

  • Conrado Moreira Mendes Universidade de São Paulo
  • Mirian Chrystus Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Jornal Nacional, Telejornalismo, Nação, Texto

Resumo

Neste artigo, buscamos estabelecer um recorte de natureza discursiva/textual a respeito de recentes pesquisas sobre o Jornal Nacional (JN), noticiário exibido diariamente pela Rede Globo de Televisão.  Dessa forma, o texto estrutura-se da seguinte maneira: em primeiro lugar, traçamos um breve histórico do noticiário para, em seguida, discorrer sobre a sintaxe, o modo de organização do conteúdo, do JN. Após tais considerações, apoiamo-nos em pesquisas que tratam da relação do Jornal Nacional com a ideia de nação. Por fim, trazemos alguns resultados de pesquisas realizadas na interface da Linguística e da Comunicação acerca da fala/oralidade de repórteres e apresentadores do noticiário aqui enfocado. O panorama que procuramos estabelecer constrói-se, assim, menos em torno de uma leitura de conteúdo político, sobejamente realizada, e mais a partir de um viés discursivo, da linguagem assumida pelo telejornal para seduzir e capturar o telespectador.

Biografia do Autor

Conrado Moreira Mendes, Universidade de São Paulo

Doutorando em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa de doutoramento realizado na Université Paris VIII, França. É bolsista de Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. É Mestre em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais. É bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais. É membro-pesquisador do grupo de pesquisa Texto Livre: Semiótica e Tecnologia (UFMG), e membro-estudante do grupo de pesquisa Semiótica: modelos teóricos e descritivos (USP), ambos registrados no diretório de grupos do CNPq. Atua principalmente nas seguintes áreas: Semiótica Discursiva; Comunicação; Lingüística Geral.

Mirian Chrystus, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Estudos Literários pela mesma instituição. É membro-pesquisador do grupo de pesquisa GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade), registrado no diretório de grupos do CNPq. Atua principalmente nas seguintes áreas: Telejornalismo; Teorias da Comunicação; Estudos Literários.

Downloads

Publicado

25/06/12