O DISCURSO DO EMPREENDEDORISMO NOS PERFIS DA UBER E DO IFOOD NO INSTAGRAM:

INTERAÇÃO E SENTIDO

Autores

  • Sérgio Luiz Portela Afonso Cardoso PUC Minas
  • Conrado Moreira Mendes Universidade de São Paulo

Resumo

O presente artigo analisa, à luz da semiótica discursiva e da sociossemiótica, o discurso do empreendedorismo e sua utilização pelas empresas Uber e iFood dentro da rede social Instagram, com o intuito de positivar a ideologia neoliberal e atrair mão de obra e público para seus negócios em um cenário de precarização do trabalho. Como objeto empírico deste artigo, consideram-se os perfis das startups Uber e iFood no Instagram. Os objetivos são: (a) compreender como se constrói o discurso do empreendedorismo nos perfis oficiais da Uber e iFood no Instagram e como se dão ali as interações discursivas diante do cenário de precarização do trabalho na cultura neoliberal; (b) analisar quais são os temas que fundamentam o discurso do empreendedorismo; e (c) compreender as interações discursivas sobre o empreendedorismo. Para isso, selecionaram-se postagens de ambos os perfis que tematizassem o empreendedorismo. A partir dessa triagem, as postagens foram analisadas no tocante à semântica discursiva e, em seguida, observaram-se as interações discursivas (OLIVEIRA, 2013) entre postagem e comentários. Os resultados da investigação mostram que as duas empresas, que usufruem da flexibilização dos regimes de trabalho, oferecendo situações precárias aos trabalhadores, utilizam o discurso do empreendedorismo para positivar todo o cenário crítico. Entretanto, pela análise dos comentários, a maioria se enquadra no sentido aleatório, ou seja, o enunciatário rejeita o contrato proposto e passa a veicular um sentido outro, distinto da proposta do enunciador, ou seja, não há adesão ao contrato proposto pelas duas empresas.

Biografia do Autor

Sérgio Luiz Portela Afonso Cardoso, PUC Minas

Mestre em Comunicação Social pela PUC Minas. 

Conrado Moreira Mendes, Universidade de São Paulo

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas (2022-2024). É Pós-doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Doutor em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (2013), tendo realizado estágio doutoral de um ano na Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, França (2011-2012). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela mesma Instituição (2006). É Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), lotado no Departamento de Comunicação Social. É membro pesquisador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC-SP e membro pesquisador do MediaAção: Grupo de pesquisa em Mídia, Semiótica e Pragmatismo (UFMG). É um dos organizadores da obra *Sociedade da desinformação e Infodemia* (Selo PPGCOM/UFMG) e autor de diversos artigos que tratam da produção de sentido de textos/objetos midiáticos à luz da semiótica discursiva publicados em periódicos científicos qualificados. Atua principalmente nas seguintes áreas: Semiótica Discursiva, Sociossemiótica e Comunicação. 

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Publicado

02/01/23