O DISCURSO DO EMPREENDEDORISMO NOS PERFIS DA UBER E DO IFOOD NO INSTAGRAM:
INTERAÇÃO E SENTIDO
Résumé
O presente artigo analisa, à luz da semiótica discursiva e da sociossemiótica, o discurso do empreendedorismo e sua utilização pelas empresas Uber e iFood dentro da rede social Instagram, com o intuito de positivar a ideologia neoliberal e atrair mão de obra e público para seus negócios em um cenário de precarização do trabalho. Como objeto empírico deste artigo, consideram-se os perfis das startups Uber e iFood no Instagram. Os objetivos são: (a) compreender como se constrói o discurso do empreendedorismo nos perfis oficiais da Uber e iFood no Instagram e como se dão ali as interações discursivas diante do cenário de precarização do trabalho na cultura neoliberal; (b) analisar quais são os temas que fundamentam o discurso do empreendedorismo; e (c) compreender as interações discursivas sobre o empreendedorismo. Para isso, selecionaram-se postagens de ambos os perfis que tematizassem o empreendedorismo. A partir dessa triagem, as postagens foram analisadas no tocante à semântica discursiva e, em seguida, observaram-se as interações discursivas (OLIVEIRA, 2013) entre postagem e comentários. Os resultados da investigação mostram que as duas empresas, que usufruem da flexibilização dos regimes de trabalho, oferecendo situações precárias aos trabalhadores, utilizam o discurso do empreendedorismo para positivar todo o cenário crítico. Entretanto, pela análise dos comentários, a maioria se enquadra no sentido aleatório, ou seja, o enunciatário rejeita o contrato proposto e passa a veicular um sentido outro, distinto da proposta do enunciador, ou seja, não há adesão ao contrato proposto pelas duas empresas.
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