O DISCURSO DO EMPREENDEDORISMO NOS PERFIS DA UBER E DO IFOOD NO INSTAGRAM:

INTERAÇÃO E SENTIDO

Autores/as

  • Sérgio Luiz Portela Afonso Cardoso PUC Minas
  • Conrado Moreira Mendes Universidade de São Paulo

Resumen

O presente artigo analisa, à luz da semiótica discursiva e da sociossemiótica, o discurso do empreendedorismo e sua utilização pelas empresas Uber e iFood dentro da rede social Instagram, com o intuito de positivar a ideologia neoliberal e atrair mão de obra e público para seus negócios em um cenário de precarização do trabalho. Como objeto empírico deste artigo, consideram-se os perfis das startups Uber e iFood no Instagram. Os objetivos são: (a) compreender como se constrói o discurso do empreendedorismo nos perfis oficiais da Uber e iFood no Instagram e como se dão ali as interações discursivas diante do cenário de precarização do trabalho na cultura neoliberal; (b) analisar quais são os temas que fundamentam o discurso do empreendedorismo; e (c) compreender as interações discursivas sobre o empreendedorismo. Para isso, selecionaram-se postagens de ambos os perfis que tematizassem o empreendedorismo. A partir dessa triagem, as postagens foram analisadas no tocante à semântica discursiva e, em seguida, observaram-se as interações discursivas (OLIVEIRA, 2013) entre postagem e comentários. Os resultados da investigação mostram que as duas empresas, que usufruem da flexibilização dos regimes de trabalho, oferecendo situações precárias aos trabalhadores, utilizam o discurso do empreendedorismo para positivar todo o cenário crítico. Entretanto, pela análise dos comentários, a maioria se enquadra no sentido aleatório, ou seja, o enunciatário rejeita o contrato proposto e passa a veicular um sentido outro, distinto da proposta do enunciador, ou seja, não há adesão ao contrato proposto pelas duas empresas.

Biografía del autor/a

Sérgio Luiz Portela Afonso Cardoso, PUC Minas

Mestre em Comunicação Social pela PUC Minas. 

Conrado Moreira Mendes, Universidade de São Paulo

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas (2022-2024). É Pós-doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Doutor em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (2013), tendo realizado estágio doutoral de um ano na Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, França (2011-2012). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela mesma Instituição (2006). É Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), lotado no Departamento de Comunicação Social. É membro pesquisador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC-SP e membro pesquisador do MediaAção: Grupo de pesquisa em Mídia, Semiótica e Pragmatismo (UFMG). É um dos organizadores da obra *Sociedade da desinformação e Infodemia* (Selo PPGCOM/UFMG) e autor de diversos artigos que tratam da produção de sentido de textos/objetos midiáticos à luz da semiótica discursiva publicados em periódicos científicos qualificados. Atua principalmente nas seguintes áreas: Semiótica Discursiva, Sociossemiótica e Comunicação. 

Publicado

02/01/23