As materialidades no cinema e as possibilidades de construção do sentido: um estudo a partir de São Bernardo, de Leon Hirszman
Keywords:
Materialidades, Cinema, Imagem, Leon Hirszman, GumbrechtAbstract
Este trabalho objetiva investigar em que medida as materialidades contribuem na construção de sentido nos filmes, e quais as possibilidades de se considerar os processos de distensão entre significante e significado nos estudos de cinema, partindo de uma problematização de Gumbrecht sobre os estudos de linguagem na contemporaneidade, e tomando como objeto privilegiado o filme São Bernardo, de Leon Hirszman. Buscamos construir a passagem do pensamento deste autor ao campo cinematográfico trazendo aportes da crítica francesa, e também das incursões semiológicas de Christian Metz, que, como Gumbrecht, vale-se das proposições de Hjelmslev acerca da oposição entre conteúdo e expressão.
References
AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papirus, 2012.
AUMONT, J; MARIE, M. A Análise do filme. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2004.
BAECQUE, A. Cinefilia: invenção de um olhar, história de uma cultura. Trad. André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
BAZIN, A. O que é o cinema? São Paulo: Cosac Naify, 2014.
BENJAMIN, W. Origem do drama trágico alemão. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2011.
DELEUZE, G. “O que é o ato de criação?”. Trad. João Gabriel Alves Domingos. In: DUARTE, Rodrigo (org.). O belo autônomo: textos clássicos de estética. Belo Horizonte: Autêntica, 2012, pp. 387-398.
DELEUZE, G. A imagem-tempo. Trad. Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2007.
GUMBRECHT, H. U. “O campo não hermenêutico ou a materialidade da comunicação”. In: Teresa revista de literatura brasileira (10/11); São Paulo, p. 385-407, 2010.
HJELMSLEV, L. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1975.
METZ, C. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 2014.
OLIVEIRA JR., L. C. A mise en scène no cinema: do clássico ao cinema de fluxo. Campinas: Papirus, 2013.
PEIRCE, C. Semiótica. São Paulo: Perspecticva, 2003.
XAVIER, I. "O olhar e a voz: a narração multifocal do cinema e a cifra da história em São Bernardo". In: Literatura e Sociedade, n. 2, 1997, pp. 126-138.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.