OS ATUAIS DESAFIOS DA CIÊNCIA DO DIREITO TRIBUTÁRIO

Autores

  • Rodrigo Diego Santa Ritta Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v12i2.5664

Palavras-chave:

Juridicização de conceitos, Campo científico, Reducionismo epistemológico

Resumo

Este artigo tem por objetivo elencar alguns dos desafios com os quais se deparam atualmente os estudiosos do Direito Tributário. O modo pelo qual alguns conceitos técnicos de outras áreas do saber são juridicizados sem o devido aprofundamento teórico interdisciplinar, as amarras impostas aos pesquisadores pelo próprio campo científico e, principalmente, os reducionismos que afetam significativamente o método e o objeto de estudo da ciência do Direito Tributário são problemas cujas causas e consequências serão elencadas.

Além disso, algumas soluções serão sugeridas visando à superação desses desafios, de modo a possibilitar a evolução da ciência do Direito Tributário para que seu objeto possa ser melhor compreendido e sua aplicabilidade prática efetivada.

Biografia do Autor

Rodrigo Diego Santa Ritta, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduado em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (2012) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Pós-graduado em Gestão Pública com Habilitação em Políticas Públicas pelo Instituto Federal do Paraná (2015) e mestrando em Direito Econômico e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Downloads

Publicado

03/12/17