Sobre a Revista

Foco e Escopo

O programa de pós-graduação em direito da Universidade Fumec (mestrado) apresenta a Revista Meritum à comunidade acadêmica, com a missão de ser um instrumento efetivo para a divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos no Brasil e no exterior, em consonância com as linhas de pesquisa "Autonomia Privada, Regulação e Estratégia", "Esfera Pública, Legitimindade, Controle".

Os pesquisadores interessados deverão se cadastrar e submeter os seus trabalhos científicos para avaliação e eventual publicação, no site http://fumec.br/revistas/meritum/index.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Na Revista Meritum os artigos originais serão submetidos, inicialmente, à apreciação dos membros do Conselho Editorial da revista quanto à pertinência para publicação.

Após análise prévia, sendo aprovado preliminarmente (desk review), o artigo será avaliado por dois pareceristas ad hoc, de acordo com a especificidade do tema, observando-se o critério double blind.

Havendo divergência entre a avaliação realizada por esses pareceristas, o artigo será enviado a um terceiro parecerista.

A avaliação dos artigos considerará a adequação ao perfil da revista, bem como a observância de padrões acadêmico-científicos relativos ao conteúdo e à qualidade das contribuições.

A avaliação poderá considerar o artigo aprovado, aprovado com revisão obrigatória e a devida reformulação indicada pelo parecerista ou rejeitado.

O fluxo editorial poderá ser acompanhado pelo autor mediante acesso ao site da revista, com utilização do login e a senha cadastrados ao realizar a submissão do artigo.

Os autores serão informados sobre os textos não aceitos para publicação.

Em caso de textos produzidos por autores convidados, a análise dos artigos será realizada pela Comissão Editorial.

Em decorrência do número máximo de 20 (vinte) artigos a serem publicados por volume da Revista Meritum e, especialmente, por levar em consideração aspectos referentes à exogenia e à endogenia, os Editores e o Conselho Editorial reservam-se o direito de não publicar, imediatamente, textos aprovados pelos pareceristas.

O tempo médio para análise dos artigos, entre submissão e publicação é de 12 meses.

Periodicidade

Até o ano de 2019, a Revista Meritum manteve periodicidade semestral, com publicação de dois números anuais.

A partir de 2020, passou a adotar a periodicidade quadrimestral (3 números por ano), com recebimento de artigos para avaliação em fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A MERITUM, criada em 2006 e publicada desde então ininterruptamente, é a revista de Direito da Universidade FUMEC, e está vinculada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da instituição. 

A Revista Meritum é publicada semestralmente, encontra-se classificada com Qualis B1 pela CAPES, e veicula, preferencialmente, pesquisas que demonstrem as relações entre as esferas pública e privada, bem como entre o Estado e o mercado, a partir do paradigma do Estado Democrático de Direito.