PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA NO BRASIL: EXERCÍCIO DA CIDADANIA PLENA POR MEIO DA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.46560/meritum.v14i2.6893Palavras-chave:
Adolescentes. Cidadania. Crianças.Resumo
O artigo teve por objetivo geral explanar sobre a importância da efetivação do direito à educação de crianças e adolescentes como requisito primordial para o exercício da cidadania plena e participação política no Brasil. Para isso, estudou-se a influência da condição cidadã para a participação política em regimes democráticos, verificaram-se os distintos modelos de cidadania e a importância do direito à educação para tais e analisou-se a educação de crianças e adolescentes como requisito primordial para exercício da cidadania de forma plena, emancipada e participativa. O problema de pesquisa foi: “Quais são os aspectos que influenciam a participação política no regime democrático brasileiro?” Utilizaram-se os métodos de abordagem dedutivo e de procedimento monográfico. As técnicas de pesquisas foram a bibliográfica e de estudo de caso factual, em que se realizou a tabulação de dados sobre o acesso à educação de crianças e adolescentes e a taxa de analfabetismo no Brasil.Downloads
Publicado
19/03/20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).