A VIOLÊNCIA SEXUAL PRATICADA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: DESMISTIFICANDO A LÓGICA INDIVIDUAL DO PROCESSO VITIMIZATÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v15i2.7833

Palavras-chave:

Abuso sexual, direitos humanos infantojuvenis, espetacularização dos corpos, pedofilia, prática social

Resumo

O presente artigo tem como temática a violência de natureza sexual perpetrada contra o público infantojuvenil, com consideráveis intercorrências no país brasileiro nos últimos anos. Justifica-se pela abrangência do tema e pela conexão com distintos segmentos da vida humana, através dos impactos causados pelo evento traumático. A problemática do estudo se concentra na demonstração das raízes sociais da violência sexual, pela hipótese de sê-la manifestação da violência de gênero e das relações de poder e de dominação estabelecidas nos seios das sociedades, sem desconsiderar o papel psicológico da conduta (individual). Para enfrentar uma realidade que se apresenta tímida, embora com acentuada frequência, faz-se necessário descobri-la, cuja visibilidade é possível inclusive pelo debate e pela pesquisa acadêmica, objetivos deste estudo. Através do método hipotético-dedutivo, com técnica de pesquisa exploratória, o artigo foi dividido em três momentos, chegando às considerações de que a sociedade brasileira convive com o paradoxo da proteção legal de crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que fomenta a adultização, a espetacularização dos seus corpos (especialmente os femininos) e a culpabilização das vítimas, notavelmente nos casos de violência sexual.

Biografia do Autor

Schirley Kamile Paplowski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (Mestrado em Direitos Humanos), da UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul). Aluna bolsista do programa Capes/PROSUC. Bacharela em Direito pela UNIJUÍ (2019). Integrante do Grupo de Pesquisa "Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade" (CNPq/UNIJUÍ). E-mail: schirleykamile@hotmail.com.

Publicado

15/12/20

Edição

Seção

Artigos