VIOLÊNCIA E MÍDIA

A VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS E PROPAGAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v16i3.8373

Resumo

O artigo investiga o lugar dos Direitos Humanos no jornalismo televisivo dedicado à cobertura da violência. Parte da hipótese de que os programas policiais estimulam uma visão punitivista e desrespeitam os princípios básicos que sustentam os Direitos Humanos. Para tanto, analisa um programa de televisão por meio da metodologia de estudo de caso e análise de conteúdo. Como resultado, apresenta seis categorias de análise que sintetizam a forma como a violência é abordada no programa. Os dados confirmam a hipótese principal, demonstrando uma visão que propaga estereótipos de classe, etnia e gênero, e que incita as pessoas ao punitivismo.

 

Biografia do Autor

Anna Paula Bagetti Zeifert, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora pela Escola de Altos Estudos – Desigualdades Globais e Justiça Social: Diálogos Sul e Norte, do Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais, Programa da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso/Brasil e UnB). Doutora em Filosofia (PUCRS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos – e do curso de Graduação em Direito (Unijuí). Integrante do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade (CNPq).

Marcello Kochhann Lucas, UNIJUI

Jornalista. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos (Unijuí). Integrante do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade (CNPq). Especialista em Relações Internacionais e Diplomacia (Unisinos).

Downloads

Publicado

16/03/22