O PODER AMBIVALENTE DA TECNOLOGIA, O IMPERATIVO CATEGÓRICO DE HANS JONAS E SUA ADEQUAÇÃO PARA A SOCIEDADE NA ERA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v16i1.8504

Resumo

O uso da técnica moderna exige uma responsabilidade ética diante da ambivalência dos impactos do agir humano, em que a heurística do temor se apresenta como a melhor direção em favor da sociedade atual e futura. O novo dever ser reclama uma nova forma de pensar, privilegiando o diagnóstico de resultados negativos, de modo a considerar as possíveis ameaças que poderão advir das conquistas tecno-científicas. Assim, o presente artigo tem como objetivo investigar a aplicação da teoria da responsabilidade ética de Hans Jonas no contexto da era tecno-digital. Indaga-se, como problema de pesquisa, se o princípio da responsabilidade proposto por Hans Jonas atende às exigências de conduta da sociedade digital contemporânea. Como hipótese, afirma-se que a sociedade digital contemporânea exige uma conduta autodeterminada para o domínio do agir individual, como essência do ser humano, ensejando uma adequação do imperativo categórico de Hans Jonas, que contemple um obstáculo natural à inexorável quebra da privacidade na era digital. Fora realizada, precipuamente, pesquisa bibliográfica, em livros, artigos e teses referentes ao tema. A pesquisa se insere na vertente jurídico-social, adotando, como raciocínio predominante, o hipotético-dedutivo.

Biografia do Autor

Maria Cristina Conde Pellegrino, Universidade FUMEC

Advogada. Mestranda em Instituições Sociais, Direito e Democracia (Universidade FUMEC). Especialização em Direito de Empresa e Direito Tributário (Centro Acadêmico em Direito da Universidade Gama Filho/RJ). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenadora da área civil e família do escritório Aristóteles Atheniense Advogados.

Bruno Paiva Bernardes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando em Teoria do Direito e da Justiça pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Instituições Sociais, Direito e Democracia pela Universidade FUMEC (aprovado com distinção), tendo sido bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). Pós-Graduado em Filosofia e Teoria do Direito pela PUC Minas (2017). Pós-Graduado em Direito Processual pela UNISUL (2009). Professor de cursos Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu em Direito, além de cursos preparatórios para carreiras jurídicas. Coordenador Adjunto e Diretor de Eventos, Ensino e Extensão do Instituto Mineiro de Direito Processual (IMDP). Tem experiência na área de Direito, inclusive na orientação de pesquisas, com ênfase em Filosofia do Direito, Teoria do Direito e Metodologia da Pesquisa Científica. E-mail: contato@professorbrunobernardes.com.br 

Astreia Soares Batista, Universidade FUMEC

Doutora em Ciência Humanas - Sociologia pelo PPGSA/IFCS da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), com bolsa sanduiche na Universidade de Estocolmo/Suécia; Mestre em Sociologia da Cultura (1993) e Graduada em Ciências Sociais (1981) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 1991 é professora Titular I da Universidade Fumec/MG, onde leciona nos cursos de graduação de Direito, Comunicação e Psicologia e no Programam de Pós-graduação em Direito. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Estudos da Cultura, da mídia e da relação Direito e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos sociais, das minorias, espaço urbano, música, cinema, diversidade cultural, diásporas e deslocamentos e cooperação internacional. Como pesquisadora tem contado com recursos da Fapemig, Funadesp, CNPq e ProPic- Fumec. Atua como parecerista da Funadesp, desde 2009 e de revistas científicas. No DGP é líder do grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Mudança Social. Na gestão da Universidade FUMEC foi Pró-reitora de Pesquisa, implantou e coordenou o Setor de Relações Internacionais, foi membro do Conselho Superior - Consuni, presidente do Conselho Superior de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - Conseppe, do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP e membro do Núcleo Avançado de Ciência Tecnologia e Inovação- NATI e coordenadora do Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos.

Publicado

12/11/21

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)