O BRASIL

UMA ANÁLISE SOB O PONTO DE VISTA DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL EM BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v17i2.8775

Resumo

RESUMO

O presente artigo científico tem como finalidade apresentar o contexto social em que o Brasil está inserido, demonstrando que, apesar da instituição dos direitos fundamentais no texto constitucional, a desigualdade social ainda é permanente no Estado Democrático de Direito. Como saída para o problema, aborda-se a ideia de Epistemologias do Sul, desenvolvida por Boaventura de Sousa Santos, que permite justificar a desigualdade social estruturante no Brasil, apontando, ainda, uma saída para tal problema.

Palavras-chave: Direitos Fundamentais; Epistemologias do Sul; Desigualdade Social.  

Biografia do Autor

Thamyris Barbosa Xavier Avila, Universidade FUMEC

Graduação em Direito pela Universidade FUMEC (2016). Advogada. Membra da Associação Mineira dos Advogados do Direito Imobiliário. Possui pós- graduação lato sensu pela Faculdade Internacional Signorelli em Direito Constitucional e Políticas Públicas (2020). Mestranda em Direito Público pela Universidade FUMEC (2021). Pesquisadora PRUNART-UFMG- Faculdade de Direito (2021). Palestrante. Participações em Workshop sobre pesquisas científicas e treinamento de biblioteca virtual. Professora Avaliadora de banca de TCC do curso de direito- Faculdade Estácio de Sá MG.

Gabriela Oliveira Freitas, PPGD/FUMEC

Doutora, Mestre e Especialista em Direito Processual pela PUC Minas. Especialista em Filosofia e Teoria do Direito pela PUC Minas. Coordenadora-Adjunta e Pesquisadora do IMDP – Instituto Mineiro de Direito Processual. Editora Chefe das Revistas Cadernos Jurídicos do IMDP e Revista Jurídica IMDP. Diretora Institucional e de Comunicação do INPEJ – Instituto Popperiano de Estudos Jurídicos. Assessora Judiciária do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Professora de disciplinas de Direito Processual em cursos de graduação e pós-graduação em Direito.

Downloads

Publicado

08/03/23

Edição

Seção

Artigos