A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO MEIO DE CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE ABERTA DE INTÉRPRETES DA CONSTITUIÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46560/meritum.v17i2.8994

Resumo

 

O presente artigo tem por objeto a educação em direitos humanos e objetiva apresentar e analisar de que forma este objeto se apresenta como um mecanismo de abertura da interpretação constitucional. O trabalho parte de uma revisão de literatura sobre educação e direitos humanos, realizando uma aproximação entre estas duas categorias, em seguida faz uma análise documental dos marcos regulatórios da temática e, por fim, discute a teoria da sociedade aberta de intérpretes da Constituição, de Peter Häberle, que incluiu os atores do campo educacional como legítimos para interpretar a Constituição. Da análise, percebeu-se que uma educação voltada para os direitos humanos é aquela que visa processos pedagógicos que colaborem no desenvolvimento da personalidade humana emancipada e crítica, tendo como horizonte a construção de uma cidadania participativa. Observou-se que os marcos normativos internacionais e nacionais consagram a existência de um direito fundamental a ser educado em direitos humanos. Verificou-se, por fim, que a proposta de uma educação em direitos humanos, é exatamente a proposta de uma hermenêutica e de uma vivência dos direitos fundamentais no espaço educacional, por meio de uma pedagogia da Constituição.

 

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos; Sociedade Aberta de Intérpretes; Hermenêutica Constitucional; Educação Cidadã; Educação Democrática.

 

Biografia do Autor

Clóvis Marques Dias Júnior, Unisulma

Doutorando em Direito no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Mestre em Formação Docente em Práticas Educativas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em em Direito Constitucional (Universidade Anhanguera/UNIDERP). Bacharel em Direito e Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Maranhão e Professor do Programa de Graduação em Direito da Unisulma/IESMA em Imperatriz-MA.

Endereço curriculum lattes: http://lattes.cnpq.br/5713662943696126
Cadastro ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7196-6561

Downloads

Publicado

08/03/23

Edição

Seção

Artigos