Anais do Integra 31 - Edição 2024

Suplemento da Revista Código 31, v. 2 n. 2 (2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70493/cod31.v2i2.10293

Palavras-chave:

Anais de congresso, Políticas afirmativas, Curricularização da Extensão, Impactos na Sociedade

Resumo

O arquivo apresenta os Anais do Seminário Integra 31, edição 2024, organizado pela Universidade FUMEC, com foco na integração entre pesquisa, extensão e sociedade. O evento abordou temas como sustentabilidade, gestão de dados, saúde mental em comunidades indígenas, educação inclusiva e impactos do excesso de informação. Destaque para a mesa-redonda sobre os impactos da pesquisa e extensão na sociedade, além de relatos de experiências extensionistas, como a atuação em bibliotecas públicas durante a pandemia e a reciclagem inclusiva. O seminário promoveu o diálogo interdisciplinar e a troca de conhecimentos, reforçando o papel transformador da universidade.

Biografia do Autor

Amanda Damasceno de Souza, Universidade FUMEC

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pelo PPG-GOC da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2021). Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG) (2016). Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela ECI/UFMG (2013). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG) (2005). Premiada com a bolsa do Winterkurs do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst, em português: Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) durante o mestrado para cursar alemão em Düsseldorf na Alemanha (2015). Atuou como Bibliotecária Clínica no CQAI em seus Serviço de Oncologia na Unidades da Santa Casa de Belo Horizonte e no Hospital Belo Horizonte (2005 a 2016), onde foi coordenadora do Registro Hospitalar da Câncer do Hospital Belo Horizonte/CQAI. Foi membro do Conselho Científico da Casa de Apoio à Crianças e Adolescentes com Câncer (AURA) (2017 a 2019). Foi conselheira do CRB-6 (gestão 2018/2020). É membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI). Membro do grupo de pesquisa Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem (ReCOL). Membro do Comitê ABNT CE 021:002.032. Líder dos grupos de pesquisas: Informação, Políticas Afirmativas e Extensão INPAEX e Compartilhamento da Informação em Plataformas Digitais CIPLAD. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Felício Rocho (Desde 2016). Vice-Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Felício Rocho (desde 2020). Editora convidada da International Conference on Biomedical Ontologies Direct to Journal Track/Journal of Biomedical Semantics (JBMS), com Stefan Schulz. Participa como Docente do Curso de Especialização em Estratégia do cuidar em Enfermagem-CEECE/UFMG, nas áreas de Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica e Gestão da Qualidade em Saúde e Enfermagem. Possui ampla experiência em gestão de Biblioteca Hospitalar, recuperação da informação em saúde, bases de dados, fontes de informação em saúde, terminologias em saúde (vocabulários controlados e ontologias), revisão sistemática e orientação de trabalho científico em saúde, metodologia da pesquisa científica. Também realiza normalização bibliográfica de tese, dissertação, monografia e artigo nas normas ABNT, Vancouver e APA, para as áreas de Medicina e Enfermagem. Foi multiplicadora do Sumário de Medicina Baseada em Evidência: UpToDate no Hospital Felício Rocho. Foi Bibliotecária Clínica do Hospital Felício Rocho no Núcleo de Ciências da Saúde Felício Rocho/Centro de Estudos do Hospital Felício Rocho. Atualmente é Docente do Bacharelado em Administração, Estética e do EaD da Universidade FUMEC e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação Comunicação e Gestão do Conhecimento (PPGTICGC) da Universidade FUMEC. Editora das Revistas Estética em Movimento e Código 31.

Armando Sérgio de Aguiar Filho, Universidade FUMEC

Armando Sérgio de Aguiar Filho atualmente está no programa de pós-doutoramento no Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras/FLUP da Universidade do Porto, Portugal. Possui Doutorado em Gestão da Informação e do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG. É Mestre em Administração, ênfase em Gestão da Informação, pela Fundação João Pinheiro/MG. Fez MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/MG e Especialização em Marketing pela Fundação João Pinheiro/MG. É graduado em Comunicação Social/Habilitação Publicidade Propaganda pelo UNIBH/MG. Tem experiência em projetos de pesquisa na área de ciência da informação e comunicação, em temáticas de empreendedorismo, transformação digital, inovação, uso da informação, gestão do conhecimento e compartilhamento. Na carreira acadêmica tem mais de 20 anos de experiência, tendo produzido considerável número de trabalhos completos publicados em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais. Em sua trajetória vem desenvolvendo atividades de coordenação, docência, pesquisa e extensão em instituições como FUMEC, Promove, UNIBH e PUC Minas. Desde 2017 é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento/PPGTICGC da Universidade FUMEC, sendo designado como Coordenador do Programa a partir de fevereiro de 2022. Atua como Investigador Visitante no Instituto Politécnico de Bragança (IPB, Portugal) no âmbito do protocolo de colaboração com a FUMEC, desenvolvendo estudos de Inteligência Artificial aplicada à educação. É autor e coordenador do projeto CNPQ da chamada n 35/2023 sobre perspectivas da aplicabilidade da curricularização da extensão nos programas de stricto sensu. Líder do grupo de pesquisa Compartilhamento da Informação em Plataformas Digitais - CIPLAD, que discute estudos de comunidades online, usos e usuários de plataformas digitais e interdisciplinaridade. No contexto de mercado possui sólida atuação como gestor de comunicação e marketing no comércio, indústria e educação, atuando com estratégias de inteligência competitiva e atividades relacionadas ao estudo, desenvolvimento e acompanhamento de indicadores de performance acadêmica. Desde 2010 é avaliador do INEP/MEC para atos de autorização, reconhecimento e renovação de cursos de graduação presencial e EaD e colaborador do BNI para elaboração e revisão de itens.

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Publicado

20/12/24