Considerações sobre as limitações dos Modelos de Aceitação TAM e UTAUT
DOI:
https://doi.org/10.70493/cod31.v1i1.9255Palavras-chave:
Technology Acceptance Model, Unifed Theory of Acceptance and Use of Technology, Teoria Social Cognitiva, Preditores, TecnologiaResumo
Contexto: As tecnologias têm ocupado cada vez mais espaço na vida das pessoas, contudo aceitação ainda é algo controverso. Neste sentido, cabe aos modelos de aceitação de tecnologia o desafio de mensurar este fenômeno, em áreas como a saúde, educação e corporativa. Entretanto, há nos avanços tecnológicos adversidades para o emprego destes modelos. A nanotecnologia, por exemplo, utiliza dispositivos autônomos e alguns preditores não apresentam relação entre a tecnologia e a facilidade de uso. Desenvolvidos a partir da Teoria Social Cognitiva de Bandura, os modelos Technology Acceptance Model e Unifed Theory of Acceptance and Use of Technology, são os de maior destaque na literatura. Objetivo: Esta pesquisa visa investigar indícios que sinalizem a necessidade de atualização dos preditores do modelo Technology Acceptance Model. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa-exploratória, que fez uso da técnica de Revisão Sistemática da Literatura. Resultados: Os resultados descrevem a necessidade de revisão dos preditores que sustentam os modelos de aceitação de tecnologias. Considerações finais: Para se analisar novas tecnologias de ponta, há a necessidade de inclusão de preditores adicionais no modelo de aceitação a ser escolhido. A ampliação da pesquisa em outras bases, a obtenção da percepção de especialistas quanto a outros aspectos são sugestões de pesquisas futuras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Código 31, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Código 31" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.