Considerações sobre as limitações dos Modelos de Aceitação TAM e UTAUT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70493/cod31.v1i1.9255

Palavras-chave:

Technology Acceptance Model, Unifed Theory of Acceptance and Use of Technology, Teoria Social Cognitiva, Preditores, Tecnologia

Resumo

Contexto: As tecnologias têm ocupado cada vez mais espaço na vida das pessoas, contudo aceitação ainda é algo controverso. Neste sentido, cabe aos modelos de aceitação de tecnologia o desafio de mensurar este fenômeno, em áreas como a saúde, educação e corporativa. Entretanto, há nos avanços tecnológicos adversidades para o emprego destes modelos. A nanotecnologia, por exemplo, utiliza dispositivos autônomos e alguns preditores não apresentam relação entre a tecnologia e a facilidade de uso. Desenvolvidos a partir da Teoria Social Cognitiva de Bandura, os modelos Technology Acceptance Model e Unifed Theory of Acceptance and Use of Technology, são os de maior destaque na literatura. Objetivo: Esta pesquisa visa investigar indícios que sinalizem a necessidade de atualização dos preditores do modelo Technology Acceptance Model. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa-exploratória, que fez uso da técnica de Revisão Sistemática da Literatura. Resultados: Os resultados descrevem a necessidade de revisão dos preditores que sustentam os modelos de aceitação de tecnologias. Considerações finais: Para se analisar novas tecnologias de ponta, há a necessidade de inclusão de preditores adicionais no modelo de aceitação a ser escolhido. A ampliação da pesquisa em outras bases, a obtenção da percepção de especialistas quanto a outros aspectos são sugestões de pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Fábio Corrêa, Universidade FUMEC

Pós-Doutorado pelo Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Atuação como Professor do Curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Experiência profissional em consultorias e Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, bem como atuou por 15 anos no mercado de Tecnologia da Informação. Atualmente é professor na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Referências

ALOTAIBI, F.; JOHNSON, F. Why we like Google Scholar: postgraduate students’ perceptions of factors influencing their intention to use. Aslib Journal of Information Management, v. 72, n. 4, p. 587–603, 3 jul. 2020.

ANDERSON, C.; HENNER, T.; BURKEY, J. Tablet computers in support of rural and frontier clinical practice. International Journal of Medical Informatics, v. 82, n. 11, p. 1046–1058, 2013.

CHATZOGLOU, P. D.; MICHAILIDOU, V. N. A survey on the 3D printing technology readiness to use. International Journal of Production Research, v. 57, n. 8, p. 2585–2599, 18 abr. 2019.

CRISTINA, O.-P. et al. From wearable to insideable: Is ethical judgment key to the acceptance of human capacity-enhancing intelligent technologies? Computers in Human Behavior, v. 114, p. 106559, jan. 2021.

DAJANI, D.; YASEEN, S. G. The applicability of technology acceptance models in the Arab business setting. Journal of Business and Retail Management Research, v. 10, n. 3, p. 11, 2016.

DAVIS, F. D.; GRANI?, A.; MARANGUNI?, N. O modelo de aceitação de tecnologia, Texto original: 30 anos de TAM. [S.l.]: Springer International Publishing, 2021. Disponível em: <https://www.springer.com/gp/book/9783030452735>. Acesso em: 11 abr. 2021. (SpringerBriefs na interação homem-computador).

FALAGALAS, M. E. et al. Comparison of PubMed, Scopus, web of science, and Google scholar: strengths and weaknesses. The FASEB Journal, v. 22, n. 2, p. 338-342, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.

JACKSON, J. D.; YI, M. Y.; PARK, J. S. An empirical test of three mediation models for the relationship between personal innovativeness and user acceptance of technology. Information & Management, v. 50, n. 4, p. 154–161, jun. 2013.

KORPELAINEN, E.; KIRA, M. Systems approach for analysing problems in IT system adoption at work. Behaviour & Information Technology, v. 32, n. 3, p. 247–262, mar. 2013.

MARDIANA, S.; TJAKRAATMADJA, J. H; APRIANINGSIH, A. DeLone–McLean Information System Success Model Revisited: The Separation of Intention to Use - Use and the Integration of Technology Acceptance Models. International Journal of Economics and Financial Issues, v. 5, p. 11, 2015.

MATURANA, H. R. A árvore do conhecimento. 8ª ed. São Paulo: Palas Athena, 2001.

MAZUCATO, T. et al. Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico. Penápolis: FUNEPE, 2018.

PRIDMORE, J.; MOLS, A. Personal choices and situated data: Privacy negotiations and the acceptance of household Intelligent Personal Assistants. Big Data & Society, v. 7, n. 1, p. 205395171989174, jan. 2020.

REINARES-LARA, E.; OLARTE-PASCUAL, C.; PELEGRÍN-BORONDO, J. Do you want to be a cyborg? The moderating effect of ethics on neural implant acceptance. Computers in Human Behavior, v. 85, p. 43–53, ago. 2018.

ROMAN, T et al. Factors that influence the behaviour of consumers of smartphone services in multinational companies. Current Science, v. 109, n. 6, p. 10, 2015.

SOULELES, N. et al. Perceptions of art and design faculty on the instructional value of iPads. Technology, Pedagogy and Education, v. 26, n. 2, p. 211–223, 15 mar. 2017.

STAFFORD, R. Q. et al. Does the Robot Have a Mind? Mind Perception and Attitudes Towards Robots Predict Use of an Eldercare Robot. International Journal of Social Robotics, v. 6, n. 1, p. 17–32, jan. 2014.

TROJANOWSKI, M.; KU?AK, J. The Impact of Moderators and Trust on Consumer’s Intention to Use a Mobile Phone for Purchases. Journal of Management and Business Administration Central Europe, v. 25, n. 2, p. 91–116, 15 jun. 2017.

TYLER, M.; DE GEORGE-WALKER, L.; SIMIC, V. Motivation matters: Older adults and information communication technologies. Studies in the Education of Adults, v. 52, n. 2, p. 175–194, 2 jul. 2020.

VENKATESH, V. et al. User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View. MIS Quarterly, v. 27, n. 3, p. 425–478, 2003.

Downloads

Publicado

06/03/23