ESTUDO ACERCA DA APLICAÇÃO DE UM SISTEMA DE ALÍQUOTAS SOCIALMENTE MAIS JUSTO PARA A COBRANÇA DO IPTU
DOI:
https://doi.org/10.70493/cod31.v1i1.9284Palavras-chave:
IPTU, Alíquotas, OtimizaçãoResumo
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), é um imposto de caráter municipal, propriedades às com construção em meio urbano. O dinheiro arrecadado por meio da cobrança do IPTU sobre os imóveis, é extremamente importante para o município, porque ele é destinado para o pagamento das despesas da prefeitura. No município de Contagem a renda dos imóveis ainda não é levada em conta a diversidade de categorias e valores dos imóveis, bem como o estabelecimento de formas de tributação. Neste caso, uma alternativa é a adoção de um modelo, baseado na definição de um conjunto de alíquotas que sejam de acordo com o tipo dos imóveis e com o objetivo de cobrar taxas mais justas para os contribuintes, mas sem prejudicar a arrecadação do município. O presente trabalho propõe o uso de um modelo matemático e de métodos de otimização para solucionar o problema de definição de alíquotas do município de Contagem-MG. O método utilizado mostrou, por meio de experimento, ser capaz de encontrar soluções de boa qualidade para o problema abordado.
Referências
Afonso, J.R.; Araújo, E.A. & Nóbrega, M.A.R., 2013. IPTU no Brasil: um diagnóstico abrangente. FGV Projetos, 4, pp.9-80.
Brasil. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988.
____. Lei nº 5172 de 25 de outubro de 1966. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. Diário Oficial da República do Brasil, Brasília, 25 out 1966.
BUCHER, Hildomar H. A função social da propriedade e a progressividade do IPTU. 1996. Tese de Doutorado. Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Contagem, SEFAZ-PMC – Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura Municipal de Contagem. “Código Tributário do Município de Contagem” (CTMC), Lei n° 1.611/83 de 30 de março de 2021.” SEFAZ-PMC. 2021.
DEL FIORI, Diogo; COSTA, Raphael Ribeiro; NEVES, Salomão Franco. Otimização da tributação mais justa do IPTU no município de Manaus. Estudos do CEPE, n. 50, p. 31-56, 2019.
DEL FIORI, Diogo et al. Análise do imposto predial e territorial urbano (IPTU): aproveitamento, arrecadação e desigualdade nos municípios brasileiros. Revista Econômica do Nordeste, v. 51, n. 2, p. 25-45, 2020.
DE OLIVEIRA FERREIRA, Ozânia Aparecida; MOREIRA, Ana Paula Cota; DA SILVA, Breno Eustáquio. IMPACTOS DA SONEGAÇÃO DE IPTU NO MUNICIPIO DE JOÃO MONLEVADE-MG. Revista Científica Doctum Multidisciplinar, v. 1, n. 1, 2018.
DHAMI, Sanjit; AL-NOWAIHI, Ali. Optimal taxation in the presence of tax evasion: Expected utility versus prospect theory. Journal of Economic Behavior & Organization, v. 75, n. 2, p. 313-337, 2010.
PEREIRA, Aliger dos Santos et al. PROPOSTA PARA UM IPTU ECONOMICAMENTE MAIS JUSTO (SALVADOR-BAHIA). RDE-Revista de Desenvolvimento Econômico, v. 15, n. 28, 2014.
FONSECA, Diego Ferreira; LOBO, Carlos; GARCIA, Ricardo Alexandrino. Imposto predial e territorial urbano: uma metodologia de ajuste tributário para Belo Horizonte/MG. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 9, p. 513-526, 2017.
FRIDRICH, Ana Paula Alves et al. ASPECTOS GERAIS DO PRINCÍPIO DA PROGRESSIVIDADE E SUA APLICABILIDADE NOS TRIBUTOS: IR, IPTU E ITR. JICEX, v. 8, n. 8, 2016.
GOMES, F. A. IPTU – Melhoria da arrecadação do município de Ribeirão das Neves–MG. Brasília, 2018.
LEONETTI, Carlos Araújo. O IPTU Progressivo no tempo e os princípios da função social da propriedade e da preservação do meio ambiente. Unisul de Fato e de Direito: revista jurídica da Universidade do Sul de Santa Catarina, v. 1, n. 2, p. 9-22, 2011.
SÁ, José Delfino. Um modelo para o apoio à decisão no planejamento do IPTU dos imóveis residenciais. International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), v. 7, n. 17, p. 1-24, 2018.
SÁ, José Delfino. Um Modelo para o IPTU dos Imóveis Residenciais que visa incentivar a sustentabilidade urbana. 2014. Tese (Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Engenharia Industrial, Escola Politécnica, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
SA?, Jose? Delfino; CAVALCANTE, Carlos Arthur Mattos Teixeira; KALID, Ricardo de Araújo; MALVEIRA, Ulisses de Araújo. Um modelo de otimização para alíquotas do IPTU socialmente mais justas. Revista de Administração Pública, v. 47, p. 105-132, 2013.
TALBI, El-Ghazali. Metaheuristics: from design to implementation. John Wiley & Sons, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces

Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Código 31, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Código 31" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.