GESTÃO DO CONHECIMENTO E SOFT SYSTEMS METHODOLOGY NAS PESQUISAS BRASILEIRAS DISPONÍVEIS NA BDTD
análise integrativa a partir do problema, objetivos e referencial teórico
DOI:
https://doi.org/10.70493/cod31.v1i2.9657Palavras-chave:
gestão do conhecimento, Soft Systems Methodology, aquisição de conhecimento, metodologia sistêmicaResumo
Esta pesquisa se debruça sobre a Gestão do Conhecimento (GC) e a Soft Systems Methodology (SSM) a partir de uma revisão integrativa, em que procura responder como se relacionam tais temas nas pesquisas brasileiras disponíveis na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como objetivo, analisa as pesquisas brasileiras disponíveis na BDTD que relacionam GC e SSM, a partir do problema, objetivos e referencial teórico. Para isso, como método, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, qualitativa, utilizando-se a revisão integrativa e descritiva para apresentar as pesquisas que utilizam esses dois temas, descrevendo as relações existentes e de que maneira se situam no âmbito das pesquisas de mestrado e doutorado no Brasil, a partir das informações coletas BDTD. Diante do número dos resultados das buscas, verificou-se que menos de um quarto contemplou a relação entre os dois temas. A partir dos resultados, concluiu-se, nessas produções stricto sensu, a presença unânime das teorias de Nonaka e Takeuchi e de Davenport e Prusak no que tange a GC e de Checkland para SSM, e que outros referenciais utilizados destacaram substancialmente o relacionamento da SSM e a GC, o qual enfatiza as contribuições da SSM enquanto método para aquisição de conhecimento e organização de informações e conhecimento, por oferecer forma estruturada de registro dos fluxos desses processos e por ambos os temas fundamentarem-se em pessoas, tecnologias e processos. Também se conclui que a SSM pode ser utilizada como metodologia ou ferramenta para implementação de GC.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Código 31, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Código 31" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.