INVESTIGAÇÃO DE CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA AVALIAR A USABILIDADE DE SISTEMAS DE ENSINO APRENDIZAGEM ON-LINE

Autores

  • Demerval Gomes Sandim Junior UNIDCOM-IADE
  • Rodrigo Hernández-Ramírez
  • Jacinto Estima

DOI:

https://doi.org/10.70493/cod31.v1i2.9701

Palavras-chave:

Avaliação de Usabilidade, Avaliação da Experiência do Usuário, Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem, Critérios de Usabilidade

Resumo

Os Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (Learning Management System - LMS) tornaram-se ferramentas essenciais para instituições educacionais, empresas e profissionais em todo o mundo. A larga adoção desses sistemas evidencia a importância de avaliar a sua usabilidade e a experiência de uso (UX) proporcionada aos utilizadores. Identificar potenciais problemas de usabilidade em LMS é indispensável para que estes sistemas cumpram o papel de funcionarem como integradores entre estudantes e professores. Uma das abordagens comumente adotadas para avaliar os LMS é a Inspeção Heurística. Nesse processo, um conjunto de critérios relacionados à usabilidade, UX, pedagogia, entre outros, é adotado por especialistas para avaliar a interface e encontrar potenciais problemas. Este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático (MS) que analisou 77 artigos com o objetivo de identificar os principais critérios adotados pelos pesquisadores para avaliar LMS no período 2010-2020, visando determinar a viabilidade de adoção de novas abordagens futuras, suportadas por recursos computacionais, como Inteligência Artificial (IA), para contribuir no processo de inspeção de interfaces. Os resultados demonstram que a maioria das avaliações segue critérios baseados nas heurísticas de Nielsen, relacionadas a aspectos como controle, estética e facilidade de uso da plataforma. O estudo permitiu identificar os principais conjuntos de critérios adotados pelos pesquisadores e apontar possíveis abordagens para um novo estudo de automação da avaliação dos LMS.

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Publicado

05/10/23