INVESTIGAÇÃO DE CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA AVALIAR A USABILIDADE DE SISTEMAS DE ENSINO APRENDIZAGEM ON-LINE
DOI:
https://doi.org/10.70493/cod31.v1i2.9701Palavras-chave:
Avaliação de Usabilidade, Avaliação da Experiência do Usuário, Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem, Critérios de UsabilidadeResumo
Os Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (Learning Management System - LMS) tornaram-se ferramentas essenciais para instituições educacionais, empresas e profissionais em todo o mundo. A larga adoção desses sistemas evidencia a importância de avaliar a sua usabilidade e a experiência de uso (UX) proporcionada aos utilizadores. Identificar potenciais problemas de usabilidade em LMS é indispensável para que estes sistemas cumpram o papel de funcionarem como integradores entre estudantes e professores. Uma das abordagens comumente adotadas para avaliar os LMS é a Inspeção Heurística. Nesse processo, um conjunto de critérios relacionados à usabilidade, UX, pedagogia, entre outros, é adotado por especialistas para avaliar a interface e encontrar potenciais problemas. Este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático (MS) que analisou 77 artigos com o objetivo de identificar os principais critérios adotados pelos pesquisadores para avaliar LMS no período 2010-2020, visando determinar a viabilidade de adoção de novas abordagens futuras, suportadas por recursos computacionais, como Inteligência Artificial (IA), para contribuir no processo de inspeção de interfaces. Os resultados demonstram que a maioria das avaliações segue critérios baseados nas heurísticas de Nielsen, relacionadas a aspectos como controle, estética e facilidade de uso da plataforma. O estudo permitiu identificar os principais conjuntos de critérios adotados pelos pesquisadores e apontar possíveis abordagens para um novo estudo de automação da avaliação dos LMS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Código 31, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Código 31" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.