Notas sobre a criação de uma “Escola de Mineiros” no final do século XIX

surgimento da Escola de Minas de Ouro Preto e o ensino das ciências mínero-metalurgicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70493/cod31.v2i2.9961

Palavras-chave:

Escola de Minas de Ouro Preto, Coleções de Ciência e Tecnologia, Geologia

Resumo

Este artigo tem como principal campo de estudo a Escola de Minas de Ouro Preto, inaugurada em 1876. Tal ação teve como protagonista o geólogo e mineralogista francês Claude Henri Gorceix que empreendeu esforços para implantar seu projeto pedagógico em Ouro Preto. Objetivou-se com esses traçar informações sobre a abertura de uma escola de engenharia em Ouro Preto no final do século XIX bem como seus principais desdobramentos  como a formação de coleções de instrumentos científicos e os registros acadêmicos gerados pelo corpo de professores e alunos. No desenvolvimento deste trabalho, considerou-se o percurso da Escola de Minas de Ouro Preto, sua fundação e a formação do plano de aulas aplicado para a formação de engenheiros na província de Minas Gerais. A proposta adotou um percurso metodológico cujo processo é pautado em uma revisão bibliográfica, levantamento de fonte de informação e cruzamento de dados.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Ribeiro Jotta, Universidade Federal de Goiás

Museólogo. Professor Adjunto I do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás lotado na Faculdade de Ciências Sociais. Doutor em História com ênfase em História da Ciência pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG(2021). Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG(2015). Bacharel em Museologia (2012) pelo Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto atual Escola de Direito Turismo e Museologia (EDTM-UFOP) com aperfeiçoamento acadêmico pelo Centro Provincial do Patrimônio Cultural de Granma - Cuba como bolsista do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em parceria com o Programa Ibermuseus. Atua no campo da Museologia com ênfase nos seguintes temas: documentação e informação museológica, ensino e pesquisa em museologia, patrimônio cultural de ciência e tecnologia, coleções universitárias, história da ciência, gestão e formação de coleções.

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Publicado

20/12/24