BIM NO MERCADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL PERCEPÇÃO E CAPACITAÇÃO DE NOVOS ENGENHEIROS
Resumo
O surgimento do BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção) se deu a partir da necessidade de incluir a construção civil na lista de setores da indústria que passaram por sua transição digital, incluindo em suas rotinas o tratamento de dados e sistematização da produção. Entre o método tradicional de se fazer Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), e a inovação e consolidação de novos modelos de trabalho e tecnologias trazidos pelo BIM há um grande caminho a ser percorrido. O paradigma do BIM na construção civil trouxe diversas dificuldades e oportunidades. Dentre elas, há a transição de rotinas nas empresas, mas também a adaptação das instituições que formam os profissionais que irão trabalhar com essa metodologia. Neste contexto, o presente trabalho visa estudar a dinâmica de transição de engenheiros civis, e outros profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção, entre a formação acadêmica atual (ainda com formato bastante tradicional) e o ambiente de desenvolvimento de trabalhos que envolvam as metodologias BIM. Com este objetivo, foram realizadas, além da revisão bibliográfica, pesquisa qualitativa entre professores, estudantes e profissionais do setor da construção civil. Verificou-se que, apesar da comunidade estar disposta a realizar mudanças que visam implementar o uso do BIM, ainda se esbarra na estrutura pouco flexível de instituições de ensino superior e dificuldade de organizar a atuação conjunta dos principais agentes da educação. Foram também conhecidas opiniões e sugestões dos consultados, além de experiências de inserção ativa do BIM no contexto acadêmico, a fim de tornar o ensino mais dinâmico e atualizado para as tendências tecnológicas no setor da construção civil.
Palavras-chave: BIM; Ensino; Transição Digital.
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