VOZES SINTÉTICAS
EXPLORANDO OS AVATARES DA IA NA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:
Vozes sintéticas; Inteligência Artificial; Avatares; VozesResumo
O artigo apresenta uma pesquisa sobre o fenômeno das vozes sintéticas, desenvolvidas pela Inteligência Artificial (IA), e explora como essas vozes estão transformando diversos setores da comunicação, desde assistentes virtuais e redes sociais até educação, marketing, documentários e publicidade. O estudo reflete sobre os avanços que aproximam as vozes sintéticas cada vez mais da fala humana, proporcionando interações mais naturais e personalizadas. No entanto, a ascensão dessas tecnologias suscita questões sobre autenticidade e o potencial impacto na substituição de vozes humanas em determinadas profissões. Este estudo visa analisar como as vozes sintéticas influenciam a percepção humana e identificar os desafios e oportunidades associados ao seu uso em diversos contextos, inclusive da educação. Para operacionalizar a pesquisa, foi adotado um modelo metodológico fundamentado na análise qualitativa e de conteúdo das ferramentas de IA e os seus avatares voltados para o campo da comunicação. Assim, o objetivo é fornecer uma compreensão abrangente das dinâmicas na interação entre humanos e vozes sintéticas, contribuindo para o desenvolvimento de diretrizes éticas e práticas recomendadas para a implementação dessa tecnologia. Ficou evidente no estudo que as vozes sintéticas da IA estão se aproximando cada vez mais da naturalidade da fala humana. Essa aproximação não só melhora a funcionalidade de diversas aplicações tecnológicas, como também levanta questões do potencial impacto na substituição de vozes humanas em diferentes campos profissionais.
Referências
Orynbay, L.; Razakhova, B.; Peer, P.; Meden, B.; Emerši?, Ž. Recent Advances in Synthesis and Interaction of Speech, Text, and Vision. Electronics 2024, 13, 1726. https://doi.org/10.3390/electronics13091726
Bell Labs. IBM Shoebox. 1961. Recuperado de https://www.bell-labs.com/
Wang, Xiwei and Liu, Yutong and He, Wu and WUJI, Siguleng and Luo, Ran, The Impact of Artificial Intelligence Voice Assistants on Consumer Experience Based on the Cognitive-Affective-Conative Model. 2022. Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=4017405 or http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4017405
Klatt, D. H. Review of text-to-speech conversion for English. The Journal of the Acoustical Society of America, 82 (3), 737-793. 1987.
Story, B. H. History of speech synthesis. In The Routledge Handbook of Phonetics (pp. 9-33). Taylor and Francis. 2019.https://doi.org/10.4324/9780429056253-2.
LeCun, Y., Bengio, Y. & Hinton, G. Deep learning. Nature 521, 436–444. 2015. https://doi.org/10.1038/nature14539
Sokolowski. Thea. Lil Miquela: How a virtual avatar became one of Time’s 25 most influential people. In Outside Insight. Disponível em https://outsideinsight.com/insights/lil-miquela-how-a-virtual-avatar-became-one-of-times-25-most-influential-people/.05/07/2024
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.