VOZES SINTÉTICAS

EXPLORANDO OS AVATARES DA IA NA COMUNICAÇÃO

Auteurs-es

  • Celestino Joanguete Universidade Federal da Santa Maria

Mots-clés :

Vozes sintéticas; Inteligência Artificial; Avatares; Vozes

Résumé

O artigo apresenta uma pesquisa sobre o fenômeno das vozes sintéticas, desenvolvidas pela Inteligência Artificial (IA), e explora como essas vozes estão transformando diversos setores da comunicação, desde assistentes virtuais e redes sociais até educação, marketing, documentários e publicidade. O estudo reflete sobre os avanços que aproximam as vozes sintéticas cada vez mais da fala humana, proporcionando interações mais naturais e personalizadas. No entanto, a ascensão dessas tecnologias suscita questões sobre autenticidade e o potencial impacto na substituição de vozes humanas em determinadas profissões. Este estudo visa analisar como as vozes sintéticas influenciam a percepção humana e identificar os desafios e oportunidades associados ao seu uso em diversos contextos, inclusive da educação. Para operacionalizar a pesquisa, foi adotado um modelo metodológico fundamentado na análise qualitativa e de conteúdo das ferramentas de IA e os seus avatares voltados para o campo da comunicação. Assim, o objetivo é fornecer uma compreensão abrangente das dinâmicas na interação entre humanos e vozes sintéticas, contribuindo para o desenvolvimento de diretrizes éticas e práticas recomendadas para a implementação dessa tecnologia. Ficou evidente no estudo que as vozes sintéticas da IA estão se aproximando cada vez mais da naturalidade da fala humana. Essa aproximação não só melhora a funcionalidade de diversas aplicações tecnológicas, como também levanta questões do potencial impacto na substituição de vozes humanas em diferentes campos profissionais.

Références

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Publié-e

11/10/24