Pensamento crítico e identidades socioculturais

uma breve abordagem a partir de conteúdo educomunicacional

Autores

  • Camila Escudero Universidade Metodista de São Paulo
  • Adriana Cristina Alves do Amaral Universidade Metodista de São Paulo

Palavras-chave:

Educomunicação, Identidades, Revista Imprensa Jovem, Jornalismo, Ensino Fundamental

Resumo

Partindo da perspectiva da Educomunicação, o objetivo deste trabalho é estudar como o exercício de técnicas jornalísticas como atividade complementar no Ensino Fundamental pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes sobre sua própria realidade (sociedade, escola e bairro) e melhor conhecimento de suas identidades socioculturais. Para isso, fizemos uso de análise temática de seis edições da Revista Imprensa Jovem, publicadas entre julho de 2021 e dezembro de 2023, estruturada em cinco categorias-tema (Cultura, Comportamento, Social, Escola e Bairro). Destaca-se que os estudantes, ao assumirem um compromisso comum na produção da publicação, traçam um percurso de diálogo que transparece nos detalhes das pautas e reportagens, revelando o universo identitário sociocultural envolvido (abordagens sobre juventude, gênero, raça, cidadania, hábitos, costumes, tradições e lugar de mundo) e um olhar crítico sobre a realidade vivida, inclusive, com propostas de soluções e elementos para as múltiplas possibilidades de debate.

Referências

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Publicado

11/10/24