Pensamento crítico e identidades socioculturais

uma breve abordagem a partir de conteúdo educomunicacional

Autores/as

  • Camila Escudero Universidade Metodista de São Paulo
  • Adriana Cristina Alves do Amaral Universidade Metodista de São Paulo

Palabras clave:

Educomunicação, Identidades, Revista Imprensa Jovem, Jornalismo, Ensino Fundamental

Resumen

Partindo da perspectiva da Educomunicação, o objetivo deste trabalho é estudar como o exercício de técnicas jornalísticas como atividade complementar no Ensino Fundamental pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes sobre sua própria realidade (sociedade, escola e bairro) e melhor conhecimento de suas identidades socioculturais. Para isso, fizemos uso de análise temática de seis edições da Revista Imprensa Jovem, publicadas entre julho de 2021 e dezembro de 2023, estruturada em cinco categorias-tema (Cultura, Comportamento, Social, Escola e Bairro). Destaca-se que os estudantes, ao assumirem um compromisso comum na produção da publicação, traçam um percurso de diálogo que transparece nos detalhes das pautas e reportagens, revelando o universo identitário sociocultural envolvido (abordagens sobre juventude, gênero, raça, cidadania, hábitos, costumes, tradições e lugar de mundo) e um olhar crítico sobre a realidade vivida, inclusive, com propostas de soluções e elementos para as múltiplas possibilidades de debate.

Citas

ESCUDERO, Camila; AMARAL,Adriana Cristina Alves do; GONÇALVES, Érica R.Gonçalves et al. Breve Relato de uma Experiência de Ensino, Pesquisa e Extensão no Contexto da Educação e Comunicação. GOBBI, Maria Cristina; DELIBERADIR, Luiza Mitsue Yasmashita, BASSI, Ingrid Gomes et al. (Orgs.). CADERNOS ABPCOM: mídia cidadã na interface com a educação. V.1.Belém: RFB,2023.

ESCUDERO, Camila. El análisis temático como herramienta de investigación en el área de ka Comunicación cial; contribuiciones y limitaciones. La Trama de la Comunicación, Vol. 24, N. 2, 2020, p. 89-100. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/trama/v24n2/v24n2a05.pdf. Acesso em: 14 maio 2024.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1970.

HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identicade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). Identidade e diferença. Petrópolis, RJ: Vozes. 2014.

LAGE, Nilson: A Reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2023.

MELO, J. M. de. ASSIS, F. Gêneros Jornalísticos no Brasill. São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2017.

MEDINA. Cremilda de Araújo. Entrevista – O diálogo possível. São Paulo: Editora Ática, 1986.

PINTO, A. E. S. de. Jornalismo Diário: Reflexões, Recomendações, Dicas e Exercícios. São Paulo: Publifolha, 2009.

SOARES, I. de O. “Educomunicação: De experiência alternativa à política pública”. In. SOARES, I. de O. (Org,). Educomunicação, o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOARES, I. de O. Caminhos da educomunicação na América Latina e nos Estados Unidos. São Paulo: Salesianas: Núcleo de Comunicação e Educação ECA/USP, 2001, p. 34-46.

SOARES, I. de O. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, ECA/USP – Editora, ano VIII, N.23, jan,/abr. de 2002, p. 16-25.

SOARES, I. de O. Educomunicação e a formação de professores no século XXI. Revista FGV Online, São Paulo, 4(1), 2014, p.19-34.

Publicado

11/10/24