Práticas de Educação Midiática nos anos iniciais
Palavras-chave:
Palavras-chave: Letramento Midiático. Letramento Informacional. Ensino Fundamental I. Infodemia. Fake News.Resumo
Este trecho da pesquisa aborda o tema do letramento midiático ou digital previsto no Marco de Avaliação Global da Alfabetização Midiática e Informacional [AMI] da UNESCO em 2017. Objetiva-se, de forma geral, investigar práticas de letramento midiático em escolas do Ensino Fundamental (anos iniciais), que atendem crianças na faixa etária de 6 à 10 anos, bem como, quais impactos tais práticas proporcionam nos hábitos de consumo, compartilhamento e produção de conteúdo nas redes. A fundamentação teórica da pesquisa apoia-se nos autores e obras de Sanatella (2014, 2018), Freire (2021), Hobbs; Moore (2013), Kalantzis; Cope; Clonan (2010), Kress (2010), entre outros. Foi realizada uma pesquisa inicial por meio de formulário Google com 34 docentes de diferentes turmas do Ensino Fundamental I, anos iniciais de 3ºs a 5ºs anos de uma instituição de ensino no Brasil e também será realizada uma pesquisa com professores de escolas em Rhode Island, nos E.U.A., durante o estágio de doutorado sanduíche no período de junho à novembro de 2024. Para complementar a pesquisa faremos observações e registros das práticas e estratégias docentes em sala de aula em diário de campo e pelo uso da técnica de discussão em grupo focal. A metodologia de análise qualitativa baseou-se nos autores Denzin; Lincoln (2006) que propõem abordagens para a análise de dados que envolvem a identificação de padrões, temas e significados dentro dos dados coletados. A pesquisa preliminar evidenciou que o letramento midiático deve permear as práticas pedagógicas para crianças dos anos iniciais e que há a necessidade de mais pesquisas para esta faixa etária.
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