Práticas de Educação Midiática nos anos iniciais

Auteurs-es

  • Moises Batista PUC - Sao Paulo

Mots-clés :

Palavras-chave: Letramento Midiático. Letramento Informacional. Ensino      Fundamental I. Infodemia. Fake News.

Résumé

Este trecho da pesquisa aborda o tema do letramento midiático ou digital previsto no Marco de Avaliação Global  da  Alfabetização  Midiática  e  Informacional  [AMI]  da  UNESCO em 2017. Objetiva-se, de forma geral, investigar práticas de letramento midiático em escolas do Ensino Fundamental (anos iniciais), que atendem crianças na faixa etária de 6 à 10 anos, bem como, quais impactos tais práticas proporcionam nos hábitos de consumo, compartilhamento e produção de conteúdo nas redes. A fundamentação teórica da pesquisa apoia-se nos autores e obras de Sanatella (2014, 2018), Freire (2021), Hobbs; Moore (2013), Kalantzis; Cope; Clonan (2010), Kress (2010), entre outros. Foi  realizada uma pesquisa inicial por meio de formulário Google com 34 docentes de diferentes turmas do Ensino Fundamental I, anos iniciais de 3ºs a 5ºs anos de uma instituição de ensino no Brasil e também  será  realizada uma pesquisa com professores de escolas em Rhode Island, nos E.U.A., durante o estágio de doutorado sanduíche no período de junho à novembro de 2024. Para complementar a pesquisa faremos observações e registros das práticas e estratégias docentes em sala de aula em diário de campo e pelo uso da técnica de discussão em grupo focal. A metodologia de análise qualitativa baseou-se nos autores Denzin; Lincoln (2006) que  propõem abordagens para a análise de dados que envolvem a identificação de padrões, temas e significados dentro dos dados coletados. A pesquisa preliminar evidenciou que o letramento midiático deve permear as práticas pedagógicas para crianças dos anos iniciais e que há a necessidade de mais pesquisas para esta faixa etária.

 

 

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451. In the mind´s eyes. Cidade: Routledge, 2021.

CARDOSO, Gilson de Oliveira; GIRAFFA, Lúcia Maria Martins. Educação digital e educação inclusiva. Revista de Educação ANEC. Brasília, vol. 45, n. 158, pp. 153-177, jan./jun. 2019.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. Saraiva Educação SA, 2001.

DEWEY, John; ZASK, Joelle. Le public et ses problèmes: Extrait de The Public and its Problems (1927), reprisado por John Dewey. As Obras Posteriores, vol. 2, editado por Jo Ann Boydston e associados, Carbondale, Southern Illinois University Press (1ª edição, 1977), encadernado em papel, 1983. Hermès , n. 3, pág. 77-91, 2001.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

GASQUE, Kelley.C.G.D.; TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 41- 56, abr. 2010. 2010.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HOBBS, Renee; MOORE, David Cooper. Discovering media literacy: Teaching digital media and popular culture in elementary school. Cidade: Corwin press, 2013.

HOBBS, Renee. (1994). Teaching Media Literacy -Yo! Are you Hip to This? DISPONÍVEL EM: <http://reneehobbs.org/ renee's%20web%20sitefPubications/Yo%20Are%20you %20 Hip.htm>. Acesso em: 10/08/2023.

HOBBS, Renee. (2011). Digital and Media Literacy: Connecting Culture and Classroom. Beverly Hills: Corwin/Sage

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; CLOONAN, Anne. A multiliteracies perspective on the new literacies. New York: The Guilford Press, 2010.

KRESS, Gunther R. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. Cidade: Taylor & Francis, 2010.

MCLUHAN, Marshall; FIORE, Quentin. O meio são as massa-gens. Trad. Ivan Pedro de Martins. Rio de Janeiro: Record, 1969.

PAPERT, Seymour et al. A família em rede: ultrapassando a barreira digital entre gerações. Cidade: Editora, 1997.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2014.

SANTAELLA, Lucia. Arte, ciência & tecnologia: um campo em expansão. GABIRA, Pablo. (Org.). Percursos contemporâneos. Realidades da arte, ciência e tecnologia. Belo Horizonte: UEMG, 2018.

WILSON, C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para a formação de professores. Brasília: UNESCO, 2013.

Téléchargements

Publié-e

11/10/24