Mídia-Educação em Curso

relato de experiência sobre projeto de extensão

Autores

  • Priscila Kalinke Silva Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ariane Barbosa Lemos Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

comunicação; educação; mídia-educação; projeto de extensão.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o desenvolvimento de projeto de extensão com base na relação mídia-educação. A proposta consiste na criação de cinco videoaulas sobre mídia-educação e material didático direcionados a professores dos ensinos fundamental e médio de forma a auxiliá-los na aplicabilidade da teoria em atividades práticas em sala de aula. A iniciativa contou com a participação de pesquisadores da área. O material estruturado em formato de curso foi disponibilizado para a Secretaria Municipal de Educação de Nome da Cidade.

Biografia do Autor

Priscila Kalinke Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, pós-graduada em Comunicação e Educação pela FCV, graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá, graduada em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior do Paraná e Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Ingá. Professora Efetiva do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa E-Publicc (Publicização, Comunicação e Cultura). Tem pesquisas na área de Publicidade e Análise de Redes para Mídia Sociais; Comunicação e Educação; Responsabilidade Social e Ambiental de Marcas.

Ariane Barbosa Lemos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestra e Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG). Graduada em Comunicação Social (bacharelado em Jornalismo) pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Professora no curso de graduação em Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Acadêmica de Frutal.

Referências

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. 3.ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

BEVORT, E.; BELLONI, M. L. Midia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, v. 30, p. 1081-1102, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf>. Acesso em: 3 jun. 2024.

FANTIN, M. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

FANTIN, M. Do mito de Sísifo ao voo de Pégaso: as crianças, a formação de professores e a escola estação cultura. In: FANTIN, M.; GIRARDELLO, G. (Orgs.). Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. v. 1. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 145-171.

FANTIN, M.; RIVOLTELLA, P. C. Crianças na era digital: desa?os da comunicação e da educação. REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 1, p. 89-104, jun. 2010.

Festinger, L. A theory of cognitive dissonance. Stanford: Stanford University Press, 1957.

FRANÇA, D. M.; OLIVEIRA, M. A. A. Tipos de Projetos. Rede E-Tec, jul. 2015. Disponível em http://proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/1585/Tipos_Projetos_04_08_15.pdf?s equence=1&isAllowed=y. Acesso em 25 jul. 2024.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

KELLNER, D.; SHARE, J. Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da educação. Revista Educação & Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 687-715, out. 2008.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

OROFINO, M. I. Ciranda de sentidos: crianças, consumo cultural e mediações. In: Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. v. 1. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 113-126.

PEREIRA, S. C. Consumo cultural entre professores do ensino fundamental. In: FANTIN, M.; GIRARDELLO, G. (Orgs.). Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. v. 1. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 145-171.

RIVOLTELLA, P. C. A formação da consciência civil entre o “real” e o “virtual”. In: FANTIN, M.; GIRARDELLO, G. (Orgs.). Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. v. 1. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 139-163.

SALDANHA, P. G. Publicidade Comunitária: uma alternativa de sustentabilidade. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais... Recife, PE, 2 a 6 de setembro de 2011. Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-2513-1.pdf. Acesso em 19 jul. 2024.

SPINELLI, E. M. Comunicação, Consumo e Educação: alfabetização midiática para cidadania. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 3, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3608. Acesso em: 25 jul. 2024.

ZIVIANI, P. Comunicação e cultura no campo dos estudos culturais. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 39, n. 2, p. 7-31, mai./ago. 2017.

VIVARTA, V. (coord). Remoto Controle: linguagem, conteúdo e participação nos programas de televisão para adolescentes. São Paulo: Cortez, 2004.

Downloads

Publicado

11/10/24