Mídia-Educação em Curso

relato de experiência sobre projeto de extensão

Autores/as

  • Priscila Kalinke Silva Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ariane Barbosa Lemos Universidade do Estado de Minas Gerais

Palabras clave:

comunicação; educação; mídia-educação; projeto de extensão.

Resumen

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o desenvolvimento de projeto de extensão com base na relação mídia-educação. A proposta consiste na criação de cinco videoaulas sobre mídia-educação e material didático direcionados a professores dos ensinos fundamental e médio de forma a auxiliá-los na aplicabilidade da teoria em atividades práticas em sala de aula. A iniciativa contou com a participação de pesquisadores da área. O material estruturado em formato de curso foi disponibilizado para a Secretaria Municipal de Educação de Nome da Cidade.

Biografía del autor/a

Priscila Kalinke Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, pós-graduada em Comunicação e Educação pela FCV, graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá, graduada em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior do Paraná e Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Ingá. Professora Efetiva do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa E-Publicc (Publicização, Comunicação e Cultura). Tem pesquisas na área de Publicidade e Análise de Redes para Mídia Sociais; Comunicação e Educação; Responsabilidade Social e Ambiental de Marcas.

Ariane Barbosa Lemos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestra e Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG). Graduada em Comunicação Social (bacharelado em Jornalismo) pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Professora no curso de graduação em Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Acadêmica de Frutal.

Citas

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. 3.ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

BEVORT, E.; BELLONI, M. L. Midia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, v. 30, p. 1081-1102, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf>. Acesso em: 3 jun. 2024.

FANTIN, M. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

FANTIN, M. Do mito de Sísifo ao voo de Pégaso: as crianças, a formação de professores e a escola estação cultura. In: FANTIN, M.; GIRARDELLO, G. (Orgs.). Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. v. 1. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 145-171.

FANTIN, M.; RIVOLTELLA, P. C. Crianças na era digital: desa?os da comunicação e da educação. REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 1, p. 89-104, jun. 2010.

Festinger, L. A theory of cognitive dissonance. Stanford: Stanford University Press, 1957.

FRANÇA, D. M.; OLIVEIRA, M. A. A. Tipos de Projetos. Rede E-Tec, jul. 2015. Disponível em http://proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/1585/Tipos_Projetos_04_08_15.pdf?s equence=1&isAllowed=y. Acesso em 25 jul. 2024.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

KELLNER, D.; SHARE, J. Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da educação. Revista Educação & Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 687-715, out. 2008.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

OROFINO, M. I. Ciranda de sentidos: crianças, consumo cultural e mediações. In: Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. v. 1. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 113-126.

PEREIRA, S. C. Consumo cultural entre professores do ensino fundamental. In: FANTIN, M.; GIRARDELLO, G. (Orgs.). Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. v. 1. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 145-171.

RIVOLTELLA, P. C. A formação da consciência civil entre o “real” e o “virtual”. In: FANTIN, M.; GIRARDELLO, G. (Orgs.). Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. v. 1. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 139-163.

SALDANHA, P. G. Publicidade Comunitária: uma alternativa de sustentabilidade. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais... Recife, PE, 2 a 6 de setembro de 2011. Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-2513-1.pdf. Acesso em 19 jul. 2024.

SPINELLI, E. M. Comunicação, Consumo e Educação: alfabetização midiática para cidadania. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 3, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3608. Acesso em: 25 jul. 2024.

ZIVIANI, P. Comunicação e cultura no campo dos estudos culturais. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 39, n. 2, p. 7-31, mai./ago. 2017.

VIVARTA, V. (coord). Remoto Controle: linguagem, conteúdo e participação nos programas de televisão para adolescentes. São Paulo: Cortez, 2004.

Publicado

11/10/24