Comunicamazônia
o jornal mural como ferramenta de educomunicação em comunidades ribeirinhas da Amazônia
Palavras-chave:
Educomunicação; Amazônia; Ribeirinhos; Jornal Mural; Gêneros JornalísticosResumo
Este artigo faz o registro da experiência de educomunicação com populações ribeirinhas da Amazônia, a partir do ensino da produção de jornais murais nas escolas locais. O trabalho é fruto de uma pesquisa-ação realizada a partir da participação de uma das autoras no Projeto Doutores das Águas, em abril de 2024. O trabalho se apoia no conceito de educomunicação para com a criação de uma apostila sobre gêneros jornalísticos, para crianças e adolescentes ribeirinhos, capaz de provocar o posicionamento crítico de comunidades invisíveis ao Estado.
Referências
PERUZZO, Cicilia. Observação participante e pesquisa-ação. In DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Método e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. ISBN-10: ? 8522445338, ISBN-13: ? 978-8522445332 São Paulo: Atlas, 2005.
MELO, José Marques de e ASSIS, Francisco de. Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório. Intercom - RBCC. São Paulo, v.39, n.1, p.39-56, jan./abr. 2016. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/interc/a/YYXs6KPXhp8d7pRvJvnRjDR/?format=pdf&lang=pt
Acesso em 30 de jul. de 2024.
PRÓSPERO, Danielle e PRANDINI, Paola. O papel do(a) educomunicador(a) na comunicação comunitária. Trabalho apresentado no Grupo de Trabalho Comunicação, Educação e Consumo, do 4º Encontro de GTs - Comunicon, realizado nos dias 08, 09 e 10 de outubro de 2014. Disponível em:
Acesso em 30 de jul. de 2024.
SOARES, Ismar de Oliveira. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação. São Paulo: Comunicação & Educação, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.