Comunicamazônia

o jornal mural como ferramenta de educomunicação em comunidades ribeirinhas da Amazônia

Auteurs-es

  • LILIAN SABACK PUC-RIO
  • Giovana Sargentelli PUC-Rio

Mots-clés :

Educomunicação; Amazônia; Ribeirinhos; Jornal Mural; Gêneros Jornalísticos

Résumé

Este artigo faz o registro da experiência de educomunicação com populações ribeirinhas da Amazônia, a partir do ensino da produção de jornais murais nas escolas locais. O trabalho é fruto de uma pesquisa-ação realizada a partir da participação de uma das autoras no Projeto Doutores das Águas, em abril de 2024. O trabalho se apoia no conceito de educomunicação para com a criação de uma apostila sobre gêneros jornalísticos, para crianças e adolescentes ribeirinhos, capaz de provocar o posicionamento crítico de comunidades invisíveis ao Estado.

Biographie de l'auteur-e

Giovana Sargentelli, PUC-Rio

Graduado em  Jornalismo

Références

PERUZZO, Cicilia. Observação participante e pesquisa-ação. In DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Método e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. ISBN-10: ? 8522445338, ISBN-13: ? 978-8522445332 São Paulo: Atlas, 2005.

MELO, José Marques de e ASSIS, Francisco de. Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório. Intercom - RBCC. São Paulo, v.39, n.1, p.39-56, jan./abr. 2016. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/interc/a/YYXs6KPXhp8d7pRvJvnRjDR/?format=pdf&lang=pt

Acesso em 30 de jul. de 2024.

PRÓSPERO, Danielle e PRANDINI, Paola. O papel do(a) educomunicador(a) na comunicação comunitária. Trabalho apresentado no Grupo de Trabalho Comunicação, Educação e Consumo, do 4º Encontro de GTs - Comunicon, realizado nos dias 08, 09 e 10 de outubro de 2014. Disponível em:

https://www.academia.edu/36657475/O_papel_do_a_educomunicador_a_na_comunica%C3%A7%C3%A3o_comunit%C3%A1ria?sm=b

Acesso em 30 de jul. de 2024.

SOARES, Ismar de Oliveira. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação. São Paulo: Comunicação & Educação, 2002.

Téléchargements

Publié-e

11/10/24