Podcast Fala Curumim Diadema
crianças ensinam a enfrentar o bullying na escola.
Palavras-chave:
Educomunicação, Protagonismo Infantil, Ensino Fundamental I; Gestão Democrática; Diadema; PodcastResumo
O texto proposto aqui traça em linhas gerais o Projeto Fala Curumim Diadema realizado pela Secretaria de Educação de Diadema desde 2022. O trabalho envolve crianças de 8 a 10 anos dos grêmios curumins de 18 escolas da Rede Municipal de Educação numa reflexão sobre os principais problemas enfrentados no ambiente escolar e propõe a elaboração de podcasts para informar à comunidade interna e externa sobre os temas desenvolvidos pelos estudantes e suas principais conclusões. Os programas desenvolvidos tratam da cultura da paz, do bullying e do cyberbullying. Já foram produzidos mais de 70 podcasts, que podem ser acessados nas plataformas Spotify e Youtube.
Referências
AGOSTINHO, K. A. A complexidade da participação das crianças na educação infantil. Perspectiva, [S. l.], v. 32, n. 3, p. 1127–1143, 2014. DOI: 10.5007/2175-795X.2014v32n3p1127. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175795X.2014v32n3p1127 Acesso em: 31 jul. 2023.
DIADEMA. Lei 4.269, de 22 de junho de 2022. Dispõe sobre a natureza, a finalidade, a composição e o funcionamento dos Colegiados escolares de gestão democrática das unidades educacionais da rede municipal de ensino de Diadema e dá outras providências. Diário Oficial Eletrônico, Diadema, 30 de junho de 2022.
FERREIRA, M. F. (2019). Infância Nativa: o modelo de comunicação participativa de Mario Kaplún na mídia digital. In Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM. (pp.1-15). Belém, Brasil. Disponível em https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-0085-1.pdf
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 2019.
KAPLÚN, M. Una pedagogía de la comunicación. Madrid: Ediciones de La Torre.1998.
THIOLLENT, M. J. M. Pesquisa-ação nas organizações. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.