Podcast Fala Curumim Diadema

crianças ensinam a enfrentar o bullying na escola.

Authors

  • Roberto Joaquim de Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Diadema
  • Ana Lucia Sanches Secretaria de Educação de Diadema

Keywords:

Educomunicação, Protagonismo Infantil, Ensino Fundamental I; Gestão Democrática; Diadema; Podcast

Abstract

O texto proposto aqui traça em linhas gerais o Projeto Fala Curumim Diadema realizado pela Secretaria de Educação de Diadema desde 2022. O trabalho envolve crianças de 8 a 10 anos dos grêmios curumins de 18 escolas da Rede Municipal de Educação numa reflexão sobre os principais problemas enfrentados no ambiente escolar e propõe a elaboração de podcasts para informar à comunidade interna e externa sobre os temas desenvolvidos pelos estudantes e suas principais conclusões. Os programas desenvolvidos tratam da cultura da paz, do bullying e do cyberbullying. Já foram produzidos mais de 70 podcasts, que podem ser acessados nas plataformas Spotify e Youtube.

Author Biographies

Roberto Joaquim de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Diadema

Doutor pela Universidade Metodista de São Paulo (2008) possui: graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1991), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1995) . Atualmente trabalha como Formador na Secretaria Municipal de Educação de Diadema com ênfase em comunicação.

Ana Lucia Sanches, Secretaria de Educação de Diadema

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica- Programa de Pós Graduação Educação e Currículo, Mestre em Serviço Social - PUC-SP. Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras- Fundação Santo André. Secretaria de Educação do Município de Diadema.

References

AGOSTINHO, K. A. A complexidade da participação das crianças na educação infantil. Perspectiva, [S. l.], v. 32, n. 3, p. 1127–1143, 2014. DOI: 10.5007/2175-795X.2014v32n3p1127. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175795X.2014v32n3p1127 Acesso em: 31 jul. 2023.

DIADEMA. Lei 4.269, de 22 de junho de 2022. Dispõe sobre a natureza, a finalidade, a composição e o funcionamento dos Colegiados escolares de gestão democrática das unidades educacionais da rede municipal de ensino de Diadema e dá outras providências. Diário Oficial Eletrônico, Diadema, 30 de junho de 2022.

FERREIRA, M. F. (2019). Infância Nativa: o modelo de comunicação participativa de Mario Kaplún na mídia digital. In Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM. (pp.1-15). Belém, Brasil. Disponível em https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-0085-1.pdf

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 2019.

KAPLÚN, M. Una pedagogía de la comunicación. Madrid: Ediciones de La Torre.1998.

THIOLLENT, M. J. M. Pesquisa-ação nas organizações. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Published

11/10/24