Qual a cor da docência em Jornalismo?
Um mapeamento do perfil das professoras na Amazônia brasileira
Palavras-chave:
mulheres racializadas, docência, jornalismoResumo
Este estudo investiga a narrativa de mulheres racializadas que atuam na docência em jornalismo na Região Amazônica do Brasil. A proposta central é destacar a importância de um projeto feminista de ciência que evidencie a experiência histórica e cultural, assim como os saberes das mulheres das margens (Rago, 2019), reconhecendo suas vivências e o que elas tematizam (França, 2006). Neste artigo, são apresentados os dados socioeconômicos das participantes, uma fase crucial da pesquisa. Para a coleta de informações, foram aplicados questionários eletrônicos via Google Forms, com a participação de 47 interlocutoras, de um total de 83 mulheres que compõem o universo da pesquisa. Esse processo de levantamento de dados visa oferecer uma contextualização essencial para a interpretação das experiências das mulheres pesquisadas. O levantamento inicial revela dados importantes, como a presença majoritária de mulheres racializadas no campo da docência em jornalismo na Região Amazônica, evidenciando sua representatividade neste setor profissional. A pesquisa destaca a urgência de se pensar em um projeto feminista de ciência que não só reconheça, mas também valorize as experiências e os saberes culturais e históricos das mulheres racializadas, proporcionando uma análise mais completa, precisa e sensível de suas vivências.
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