A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS
Resumo
Neste trabalho, fazemos uma análise contrastiva dos discursos dos veículos jornalísticos brasileiros Le Monde Diplomatique Brasil e Caros Amigos e do francês Le Monde Diplomatique. Procuramos não apenas entender como são construídos esses discursos jornalísticos, mas também como cada jornal desenvolve uma temática de grande importância nos dias de hoje: a crise econômica mundial. Neste breve artigo, concentramo-nos em uma estratégia persuasiva do discurso jornalístico: a seleção de personagens. Na temática escolhida, buscamos ver como são selecionados alguns grupos de personagens nela envolvidos, dentre eles os trabalhadores e o empresariado. Dessa forma, analisamos como os três media veem a crise e como tratam esses grupos de personagens, destacando-os ou preterindo-os.Downloads
Publicado
30/06/10
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.