A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS

Auteurs-es

  • Maria Juliana Horta Soares
  • Antônio Augusto Moreira de Faria

Résumé

Neste trabalho, fazemos uma análise contrastiva dos discursos dos veículos jornalísticos brasileiros Le Monde Diplomatique Brasil e Caros Amigos e do francês Le Monde Diplomatique. Procuramos não apenas entender como são construídos esses discursos jornalísticos, mas também como cada jornal desenvolve uma temática de grande importância nos dias de hoje: a crise econômica mundial. Neste breve artigo, concentramo-nos em uma estratégia persuasiva do discurso jornalístico: a seleção de personagens. Na temática escolhida, buscamos ver como são selecionados alguns grupos de personagens nela envolvidos, dentre eles os trabalhadores e o empresariado. Dessa forma, analisamos como os três media veem a crise e como tratam esses grupos de personagens, destacando-os ou preterindo-os.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Juliana Horta Soares

Antônio Augusto Moreira de Faria

Téléchargements

Publié-e

30/06/10