O fenômeno do gancho: a tensão e a interrupção

Autores

  • Luís Enrique Cazani Júnior Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.

Palavras-chave:

Gancho, Telenovela, Melodrama, Tragédia, Sob Demanda

Resumo

A construção da tensão com as transformações narrativas, associada com a interrupção da fruição, naquilo que denomina-se como o fenômeno do gancho, tornou-se a matéria deste estudo. Contemplou-se a ação simbólica de gancho na dramaturgia e no roteiro narrativo-dramático para o cinema, além da ação real na oralidade e na telenovela, seja na veiculação em fluxo ou na recepção sob demanda. Para ilustrar o trabalho, recorreu-se à Medeia (431 a. C), tragédia grega de Eurípedes, Coelina ou a Filha do Mistério (1800), melodrama clássico de René Charles Guilbert de Pixerécourt, ao Livro das Mil e Uma Noites e ao primeiro capítulo de Avenida Brasil (2012), telenovela de João Emanuel Carneiro.

Biografia do Autor

Luís Enrique Cazani Júnior, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.

Mestre e graduado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC/Unesp). Foi bolsista de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com o projeto intitulado "Da veiculação em fluxo contínuo para a disponibilização: o gancho na produção de sentido da telenovela Avenida Brasil" (2014/2016).

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Publicado

12/12/16