O Homem Imaginante e a Obra da sua Imaginação: Uma Reflexão sobre os Processos de Localidade e a Apropriação da Ficção Televisiva Estrangeira

Autores

  • Lizbeth Carolina Kanyat USP / UNASP

Palavras-chave:

ficção televisiva, comunidades, estudos de recepção

Resumo

O presente estudo compõe um conjunto de reflexões desenvolvidas para compreender as motivações e reações do consumo de um mesmo produto televisivo de ficção seriada por sujeitos receptores de diferentes matrizes culturais. O olhar é voltado para o ‘sucesso internacional’ de séries em países culturalmente tão diversos. Neste trabalho é apresentado um recorte que se ocupa da origem da produção artística a partir dos estudos de Morin (1973) sobre a brecha antropológica. Localizamos a ficção seriada como produto cultural massivo que responde às três caraterísticas indicadas por Appadurai (2004) para descrever o novo papel que a obra da imaginação tem no mundo globalizado e midiático. A análise se concentra na terceira caraterística que trata de repertórios compartilhados, aí apresentamos os estudos sobre múltiplas proximidades de Straubhaar (1991), assim como elaboramos reflexões sobre a possibilidade de recepção ativa de comunidades internacionais.

Biografia do Autor

Lizbeth Carolina Kanyat, USP / UNASP

Lizbeth Carolina Kanyat Ojeda de Novaes (KANYAT, Lizbeth). Doutoranda em Ciências da Comunicação na ECA-USP, mestre em Comunicação e Práticas do Consumo na ESPM. Professora e coordenadora do curso de Comunicação Social no UNASP. Lizbeth Carolina Kanyat Ojeda de Novaes (KANYAT, Lizbeth). PhD student at ECA-USP, Master in Communication and Consume Practices at ESPM. Professor and chair of the Social Communication Department at UNASP.

Referências

ANDERSON, B. Imagined communities: reflections on the origins and spread of nationalism. London: Verso, 1983.

ANG, Ien. A ficção televisiva no mundo: melodrama e ironia em perspectiva global. MATRIZes, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 88-99, jul./dez. 2010.

ANTOLA, L., ROGERS, E. Television Flows in Latin America. Communication Research, v. 11, n.2, p. 183–202, 1984.

APPADURAI, Arjun. Dimensões Culturais da Globalização: a modernidade sem peias. Lisboa: Teorema, 2004.

AUTORES: histórias da teledramaturgia. [S.l.]: Editora Globo, 2008.

BAKHTIN, M. (VOLOSHINOV) Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.

CRANE, Diana. Invisible Colleges: Diffusion of Knowledge in Scientific Communities. Chicago: University of Chicago Press, 1972

GARCIA-CANCLINI, N. El consumo cultural: una propuesta teorica. In. Guillermo Sunkel (coord): El Consumo Cultural en América Latina. Colombia: convenio Andrés Bello, 1999.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

IWABUCHI, Koichi. Recentering Globalization: Popular Culture and Japanese Transnationalism. Durham: Duke UP, 2002.

KANYAT, Lizbeth. Retratos do Brasileiro no Imaginário Equatoriano: um estudo de recepção da telenovela Avenida Brasil em Guayaquil. São Paulo, 2014. Dissertação (programa de mestrado em Comunicação e Práticas do Consumo) – Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2014.

LA CALLE, R.; CASTRO, D.; SÁNCHEZ, M. Espanha: inovação e tradição. In LOPES, M. I. V.; OROZCO-GÓMEZ, G. (Re)invenção de gêneros e formatos da ficção televisiva: anuário Obitel. Porto Alegre: Sulina, 2016.

LA PASTINA, A. C. ; STRAUBHAAR, J. D. Multiple Proximities between Television Genres and Audiences: The Schism between Telenovelas' Global Distribution and Local Consumption. The International Communication Gazette, London, v. 67, p. 271-288, 2005.

LOPES, M. I. V.; GRECO, C. Brasil: a “TV transformada” na ficcção televisiva brasileira. In. LOPES, M. I. V.; OROZCO GÓMEZ, G. (Orgs.) (Re)invenção de gêneros e formatos da ficção televisiva: anuário Obitel 2016. Porto Alegre: Sulina, 2016.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

MEDINA, Karina. Karina Medina: depoimento [out. 2013]. Entrevistador: Lizbeth Kanyat. Quito: Ecuavisa, 2013. Entrevista concedida à pesquisa de mestrado “Retratos do brasileiro no imaginário equatoriano: Um estudo de recepção da telenovela Avenida Brasil em Guayaquil”.

MORIN, Edgar. “Sapiens-demens”. In:_____ O paradigma perdido: a natureza humana. Lisboa: Publicações Europa América,1973.

MUNIZ, Lauro César. Nos bastidores da telenovela. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 4, p. 94-103, set./dez. 1995.

NETFLIX to Announce Fourth-Quarter 2016 Financial Results. Los Gatos, California. 15 dez. 2016. Carta publicada no site oficial. Disponível em: < http://files.shareholder.com/downloads/NFLX/3640326891x0x921020/C5ABE438-6639-4C9A-8DAE-2FF04433D622/Netflix4Q16ConferenceCallAnnouncement.pdf> Acesso em: 12 jan 2017.

SANTAELLA, Lúcia. Estética: de Platão a Pierce. São Paulo: Experimento, 1994.

SINCLAIR, J. Mexico, Brazil, and the Latin World, In: J. SINCLAIR, E. JACKA; S. CUNNINGHAM (Orgs.) New Patterns in Global Television: Peripheral Vision. New York: Oxford University Press, 1996.

SINGHAL, A., SVENKERUD P. J. Pro-Socially Shareable Entertainment Television Programs: A Programming Alternative in Developing Countries. Journal of Development Communication, v.5, n.2, p. 17–30, 1994.

STRAUBHAAR, Joseph. As múltiplas proximidades das telenovelas e das asudências. In: LOPES, M. I. V. (Org.) Telenovela: internacionaliza’ão e interculturalidade. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

______________. Sedimentada, hi?brida e mu?ltipla? A nova geografia cultural das identidades. MATRIZes, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 59-93, jan./jul. 2013.

WILKINSON, K. T. Where Culture, Language and Communication Converge: The Latin American Cultural-Linguistic Television Market’, Tese de doutorado, Austin, University of Texas at Austin, 1995.

Downloads

Publicado

22/12/18