O Homem Imaginante e a Obra da sua Imaginação: Uma Reflexão sobre os Processos de Localidade e a Apropriação da Ficção Televisiva Estrangeira
Palavras-chave:
ficção televisiva, comunidades, estudos de recepçãoResumo
O presente estudo compõe um conjunto de reflexões desenvolvidas para compreender as motivações e reações do consumo de um mesmo produto televisivo de ficção seriada por sujeitos receptores de diferentes matrizes culturais. O olhar é voltado para o ‘sucesso internacional’ de séries em países culturalmente tão diversos. Neste trabalho é apresentado um recorte que se ocupa da origem da produção artística a partir dos estudos de Morin (1973) sobre a brecha antropológica. Localizamos a ficção seriada como produto cultural massivo que responde às três caraterísticas indicadas por Appadurai (2004) para descrever o novo papel que a obra da imaginação tem no mundo globalizado e midiático. A análise se concentra na terceira caraterística que trata de repertórios compartilhados, aí apresentamos os estudos sobre múltiplas proximidades de Straubhaar (1991), assim como elaboramos reflexões sobre a possibilidade de recepção ativa de comunidades internacionais.
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