“Favelados, não. Cidadãos da favela”: o discurso audiovisual dos media alternativos sobre as favelas
Palavras-chave:
media alternativos, visualidades, teoria do discurso, análise multimodal, favelasResumo
Grupos sociais marginalizados no Brasil são muitas vezes estigmatizados pelos media do mainstream, o que contribui para aprofundar as desigualdades sociais. Por outro lado, iniciativas de media alternativos potencialmente têm um papel relevante ao dar visibilidade a grupos subalternos. Mas que sentidos são efetivamente construídos por esses discursos alternativos? Neste estudo, refletimos sobre discursos produzidos por dois grupos de media alternativos brasileiros que atuam em favelas, para identificar as estratégias discursivas presentes no conteúdo audiovisual que produzem. O objetivo é problematizar se este tipo de comunicação contribui para pluralizar a esfera mediática e para gerar transformações sociais. Entre as conclusões, identificamos que ambos os grupos buscam contrapor o estigma do “favelado”, atribuindo um protagonismo e um papel cidadão aos moradores das favelas, mas não favorecendo um agonismo.
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