Lobos e passarinhos: Sansa Stark e as representações do feminino em As Crônicas de Gelo e Fogo
Palavras-chave:
gênero, heteronormatividade, personagem, identidade.Resumo
O presente artigo versa sobre as representações de gênero por meio de Sansa Stark, personagem da saga literária As Crônicas de Gelo e Fogo, de autoria do estadunidense George R. R. Martin. Inicialmente, a narrativa expõe a jovem como uma expressão da heteronormatividade, gerando obstáculos e consequências para o modo como ela enxerga a si mesma e aqueles que a rodeiam. Contudo, Sansa não permanece na mesma posição e passa por um processo de desconstrução, que desafia seus entendimentos da estrutura reguladora. Assim, serão analisadas as manifestações do gênero e identidade com base na personagem e, para tanto, a fundamentação teórica será alicerçada nos argumentos dos autores: Judith Butler (2001, 2010), Ruth Sabat (2003) e Michel Foucault (2009).Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Ambivalência. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1999.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2010.
________, Judith. “Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do ‘sexo’”. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2001. p.151-172.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 73-102.
MARTIN, George R.R. As Crônicas de Gelo e Fogo: Guerra dos Tronos. Livro um. São Paulo: LeYa, 2010.
_______. As Crônicas de Gelo e Fogo: A Fúria dos Reis. Livro dois. São Paulo: LeYa, 2011.
_______. As Crônicas de Gelo e Fogo: A Tormenta de Espadas. Livro três. São Paulo: LeYa, 2011.
_______. As Crônicas de Gelo e Fogo: O Festim dos Corvos. Livro quatro. São Paulo: LeYa, 2012.
SABAT, Ruth. Filmes Infantis e a Produção Performativa da Heterossexualidade. 183f. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2003.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 73-102.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 7-72.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.