“Modern Love”: um caso de hibridização do jornalismo com a literatura

Autores

  • Christina Ferraz Musse UFJF
  • Isabella de Sousa Gonçalves UFJF

Palavras-chave:

New York Times, jornalismo, narrativa, transmidiação

Resumo

O New York Times se configura como um dos principais jornais do mundo, tendo procurado apostar na personalização, hibridização e transmidiação de conteúdo. Tais iniciativas caracterizam o seu modelo de negócio digital, responsável por fazê-lo atravessar com sucesso a crise enfrentada pelos veículos comunicacionais após a internet. Um destes conteúdos é a coluna “Modern Love”, objeto deste artigo, que traz histórias relacionadas ao amor moderno. Ela se diferencia, porque o estilo dos textos bebe de atributos literários, configurando-se, assim, como um caso de cruzamento do jornalismo com a literatura. Ademais, a coluna também inspira uma websérie e um podcast de mesmo nome. O objetivo deste artigo é o de analisar a coluna “A boyfriend too good to be true”, a partir da análise crítica da narrativa (MOTTA, 2013).

Biografia do Autor

Christina Ferraz Musse, UFJF

Possui mestrado (2001), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017) É professora do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do Programa de Pós Graduação em Comunicação e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cidade e Memória.

Isabella de Sousa Gonçalves, UFJF

Mestranda em Comunicação pelo PPGCOM/UFJF na linha de pesquisa "Competência Midiática, Estética e Temporalidade". Atualmente, pesquisa sobre a temática de história da mídia, com foco na imprensa norte-americana. Tem como objeto principal o New York Times e, mais especificamente, as suas iniciativas digitais voltadas para a memória. É membro do grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória (Comcime) e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais (2017).

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Publicado

26/08/19