Liderança política midiática: notas sobre o caso brasileiro

Autores

  • Mércia Alves Universidade Federal de São Carlos
  • Joyce Miranda Leão Martins PUC SP
  • Silvana Gobbi Martinho PUC SP

Palavras-chave:

liderança política, mídia e democracia.

Resumo

À guisa de ensaio, o artigo tem como objetivo refletir acerca da ideia de liderança política, na democracia contemporânea, em sua relação com a conquista e a manutenção do poder a partir dos veículos de comunicação. Parte-se do pressuposto de que os meios estruturam um novo espaço público e possibilitam a constituição de um inédito estilo de liderança que, a modo de tipo ideal, estamos chamando aqui de liderança midiática, pois sua emergência – e permanência – está apoiada no uso das mídias. Ele (ela) pode ser selecionado (a) durante o processo eleitoral ou simplesmente possuir a capacidade de influenciar nesse processo. Pode não ser originariamente do campo político, entretanto, aqui se busca pensar no novo comportamento dos atores políticos partidários, em metamorfose que acompanha a do governo representativo. Para tal exercício, serão importantes, entre outros, as noções de campo político de Bourdieu; democracia de público, de Manin; e conceitos da análise de discurso de vertente estruturalista francesa.

Biografia do Autor

Mércia Alves, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (PPGPOL / UFSCar), bolsista FAPESP. Obteve o título de Mestre e Bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição. É membro dos grupos de pesquisa Comunicação Política, Partidos e Eleições (UFSCar). Durante o Mestrado e Graduação foi bolsista FAPESP. Desenvolve pesquisas na área de Ciência Política, com ênfase em Comunicação Política, principalmente nos temas: mídia e eleições, campanhas eleitorais, HGPE, profissionalização de campanhas eleitorais, e campanhas eleitorais locais.

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Publicado

26/08/19