O Homem Comum no YouTube

microarquivos digitais e a cultura do fragmento

Autores

  • Gabriel Malinowski Universidade Veiga de Almeida

Resumo

A partir do filme Homem Comum (2015), de Carlos Nader, o artigo explora algumas implicações do modelo fragmentário dos arquivos digitais, que entrelaçam as dimensões do público e do privado na experiência social do tempo. Compartilhando esse mesmo campo de problematização, a plataforma YouTube é explorada e inserida na discussão como um tipo de “aparelho” que enseja certas formas de sentir e experienciar o tempo nas sociedades mais fortemente tocadas pela cultura midiática informacional. O artigo aposta que o filme de Nader e a plataforma YouTube compartilham, de certo modo, um mesmo terreno tecnológico/epistemológico. Para explorar essas intersecções, nos apoiamos, sobretudo, nas correntes ligadas às teorias da mídia alemã, como Wolfgang Ernst e Vilém Flusser, além de autores e autoras que, nessa mesma perspectiva, exploram as temáticas dos arquivos midiáticos e da temporalidade na cultura contemporânea.

Biografia do Autor

Gabriel Malinowski, Universidade Veiga de Almeida

Mestre em Comunicação pela UFF-RJ (2010). Especialista em Comunicação e Imagem pela PUC-RJ (2008). Graduado em Cinema pela UNESA-RJ (2006). Foi integrante da equipe de produção do programa Expedições, exibido pela TV Brasil e do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema 2013. Durante o período de 2009 a 2013, foi docente do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário de Barra Mansa e do Centro Universitário Geraldo diBiase. Coordenou o projeto de extensão Crescendo com Arte, que oferecia oficinas de cinema para alunos de escolas públicas da cidade de Barra Mansa. Em ambas instituições, atuou como orientador de monografias e projetos de iniciação cientifica. Atualmente, leciona disciplinas vinculadas ao audiovisual nos cursos de Jornalismo e Publicidade da Universidade Veiga de Almeida. Possui artigo publicado no livro anual da SOCINE, além de outras publicações em revistas acadêmicas.

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Publicado

14/05/24