Violência estrutural e representações sociais da pessoa com deficiência

aproximações ao debate sobre capacitismo e os desafios da pedagogização

Authors

  • Rafael Gomes UNEMAT

Keywords:

Violência estrutural, Capacitismo, Representação, Jornalismo

Abstract

Este trabalho busca trazer aproximações ao debate sobre violência estrutural (Galtung, 1969); (1984) e a representação social da pessoa com deficiência, do capacitismo e do desafio que envolve formar professores e discentes para além do ambiente escolar/acadêmico. Nesse sentido, foi feito uma pesquisa de cunho exploratório através de um questionário (survey) com 10 perguntas feitas para os estudantes do curso de Jornalismo da disciplina de Jornalismo Digital I da Unesp/Bauru para saber, de fato, se as concepções que envolvem as pessoas com deficiência encontram barreiras tanto do ponto de vista pedagógico, quanto da profissão de jornalista.

References

BARTHES, R. Mitologias. São Paulo: Difel, 1982

BRAGA, J.L. Circuito vs Campos Sociais. 2012. In MATTOS, MA., JANOTTI JUNIOR, J., e JACKS, N., orgs. Mediação & midiatização [online]. Salvador: EDUFBA, 2012, 328p

CARVALHO, S. M. C R. de. Representação Social da Pessoa com Deficiência Frente à Exclusão / Inclusão. 2007. Dissertação de Mestrado defendida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

CAMPBEL, F. K. Exploring Internalized Ableism using Critical Race Theory. Disability & Society 23:2, 2008: 151–162

COELHO, E. B. S., GRÜDTNER, A. C. L., LINDTNER, S. R. (orgs). Violência: Definições e Tipologias [recurso eletrônico] / Universidade Federal de Santa Catarina — Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2014. 32 p

CONTI, T. V. Armas, Guerras e Instituições: os Estados Unidos, 1840-1940. Tese de Doutorado defendido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DAMASCENO, A. Tessituras histórico-políticas da inclusão de estudantes com necessidades especiais: da educação especial à educação inclusiva. In: COSTA, VALDELÚCIA (org.). Políticas públicas e produção do conhecimento em educação inclusiva. Niterói, Educação e vida nacional, 2011.

GALTUNG, J. Peace by Peaceful Means. London: SAGE, 1996

GALTUNG, J. Twenty five Years of peace research: Ten challenges and some responses. Berghof Stiftung Winklerstr. 4A. 1000. Berlin, 33. 1984.

JODELET, D. As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

KI-ZERBO, Joseph. História Geral da África. Volume I. Metodologia e pré-história da África Brasília, DF: UNESCO; Ministério da Educação, 2010. 930 p

KUPPERS, P. Disability and contemporary performance: bodies on edge. Cornwall: TJ International, 2004.

LOPES, F. Os conceitos de paz e violência cultural: Contribuições e limites da obra de Johan Galtung para a análise de conflitos violentos. Athenea Digital, 13(2), 169-177; 2013

MARCHESAN, A; CARPENEDO, R. F. Capacitismo: entre a designação e a significação da pessoa com deficiência. Revista Trama. Volume 17. Número 40. Ano 2021.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil. História e Políticas Públicas. São Paulo: Cortez, 2005.

MINAYO, M.C.S. Violência e saúde. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2006.

MOSCOVICI, S. A representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar 1978

SANTOS, J. P. L. S. CAVALCANTE, V. C. SOBRAL, M. P. O. Educação Inclusiva e a formação de professores no munícipio de Penedo/AL. UNIT, Sergipe, 2018

SANTOS, N. F. dos; SOUZA, J. Capacitismo no ambiente escolar: implicações para alfabetização científica do estudante com deficiência. 2021. Disponível em: https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/35441/pdf acesso em 17/06/2024.

SILVEIRA, A. C. M. Representações Midiáticas, Memória e Identidades. 2004. Disponível em: < http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/114207024209518791716507656874190840072.pdf> acesso em 16/06/2024

TRAQUINA, N. Teorias do Jornalismo – Porque as notícias são como são, vol. I. Florianópolis. 3. Ed. Insular, 2012.

VENDRAMIN, C. Repensando mitos contemporâneos: o capacitismo. 2019. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/simpac/article/view/4389 acesso em 18/06/2024.

Published

11/10/24